settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre quebrar maldições geracionais?

Resposta


A Bíblia menciona “maldições geracionais” em vários lugares (Êxodo 20:5; 34:7; Números 14:18; Deuteronômio 5:9). Deus avisa que é “Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem”.

Parece injusto que Deus castigue os filhos pelos pecados dos seus pais. No entanto, há mais do que isso. Os efeitos do pecado são naturalmente transmitidos de uma geração para outra. Quando um pai tem um estilo de vida pecaminoso, é provável que seus filhos pratiquem o mesmo estilo de vida pecaminoso. Implícito na advertência de Êxodo 20:5 está o fato de que os filhos escolherão repetir os pecados de seus pais. Um Targum judaico especifica que esta passagem se refere a “pais ímpios” e “filhos rebeldes”. Portanto, não é injusto que Deus castigue o pecado até à terceira ou quarta geração – essas gerações estão a cometer os mesmos pecados que os seus antepassados cometeram.

Há uma tendência na igreja hoje de tentar atribuir a culpa de todos os pecados e problemas a algum tipo de maldição geracional. Isto não é bíblico. A advertência de Deus de visitar iniquidade nas gerações futuras faz parte da Lei do Antigo Testamento. Uma maldição geracional foi uma consequência para uma nação específica (Israel) de um pecado específico (idolatria). Os livros de história do Antigo Testamento (especialmente Juízes) contêm o registro deste castigo divino aplicado.

A cura para uma maldição geracional sempre foi o arrependimento. Quando Israel abandonou os ídolos para servir ao Deus vivo, a “maldição” foi quebrada e Deus os salvou (Juízes 3:9, 15; 1 Samuel 12:10-11). Sim, Deus prometeu visitar o pecado de Israel na terceira e quarta gerações, mas no versículo seguinte Ele prometeu que mostraria “misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos” (Êxodo 20:6). Em outras palavras, a graça de Deus dura mil vezes mais que a Sua ira.

Para alguém preocupado com uma maldição geracional, a resposta é a salvação através de Jesus Cristo. Um cristão é uma nova criação (2 Coríntios 5:17). Como pode um filho de Deus ainda estar sob a maldição de Deus (Romanos 8:1)? A cura para uma “maldição geracional” é o arrependimento do pecado em questão, a fé em Cristo e uma vida consagrada ao Senhor (Romanos 12:1-2).

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre quebrar maldições geracionais?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries