settings icon
share icon
Pergunta

Os milagres eucarísticos realmente acontecem?

Resposta


Os supostos "milagres eucarísticos" são frequentemente apontados pelos católicos romanos como evidência para a "presença real" e/ou transubstanciação na Eucaristia. A maioria dos alegados milagres eucarísticos envolveu um ou ambos os elementos milagrosamente sendo transformados em sangue literal ou carne humana literal. Alguns dos supostos eventos são os seguintes:

Sienna, Itália - 17 de agosto de 1730: As Hóstias Consagradas permanecem perfeitamente preservadas por mais de 250 anos. Experiências científicas rigorosas não conseguiram explicar esse fenômeno.

Amsterdã, Holanda - 1345: A Eucaristia jogada no fogo durante a noite milagrosamente sai ilesa.

Blanot, França - 31 de março de 1331: A Eucaristia cai da boca de uma mulher sobre uma toalha de altar. O padre tenta recuperar a Hóstia, mas tudo o que resta é uma grande mancha de sangue do mesmo tamanho e dimensões que a hóstia.

Bolsena-Orvieto, Itália - sem data especificada: Um padre tem dificuldades em acreditar na "Presença Real", e sangue começa a se debruçar sobre a Hóstia após a consagração. Devido a este milagre, o Papa Urbano IV instituiu a festa do Corpus Christi, que ainda é celebrada hoje.

A Igreja Católica Romana conectou muitos chamados milagres ao que eles chamam de “Presença” (o corpo real de Jesus Cristo) na “Hóstia” (o pedaço de pão tomado como comunhão). Esse ensinamento, chamado “transubstanciação”, definitivamente não é bíblico, embora referências bíblicas sejam usadas — mal interpretadas e fora de contexto — para respaldá-lo.

Primeiramente, é necessário refutar qualquer ensino falso (incluindo os milagres eucarísticos) ponderando-os em relação ao que a Bíblia tem a dizer. A posição atual de Jesus é "sentado à direita do Pai" no céu, de acordo com Colossenses 3:1. Nenhum padre, pastor ou qualquer outra pessoa tem o poder de chamar o Rei dos Reis de sua posição elevada, particularmente para entrar em um pedaço de pão que será então comido. Isso não é o que Jesus quis dizer quando afirmou que Ele era "o pão da vida," conforme escrito em João 6:51: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne." Ele não quis dizer que literalmente comemos a Sua carne, como ensina o dogma católico. Em vez disso, Jesus está se referindo à vida espiritual que só está disponível nEle. Nós não comemos mais literalmente a carne dEle do que comemos literalmente a Palavra de Deus. Quando Jesus disse a Satanás: "Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão o homem viverá, mas de toda palavra que sai da boca de Deus" (Mateus 4:4), Ele estava obviamente se referindo ao fato de que a vida espiritual depende do alimento espiritual que é a Palavra de Deus, assim como a vida física depende de alimento físico.

Da mesma forma, ninguém tem a autoridade de transformar vinho em sangue, outro ensinamento da Igreja Católica Romana que não é encontrado nas Escrituras, embora, novamente, eles tentem aplicar as palavras de Marcos 14:24 para sustentar sua crença: "E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue da aliança derramado em favor de muitos." Usando o bom senso, que ganho espiritual seria possível a partir da ingestão física da pessoa de Jesus Cristo? Ele é o Senhor; Ele é o Deus de toda a criação, por que na terra Ele concordaria em se tornar uma hóstia ou um pedaço de pão não fermentado? Além disso, quando Ele ressuscitou, estava em Seu corpo glorificado. Como um corpo glorificado/eterno/incorruptível pode se tornar um pedaço de pão? O que Jesus estava dizendo é que sem Ele, é impossível sustentar a vida no sentido eterno. Afinal, sem Jesus, uma pessoa está perdida e está enfrentando não a vida, mas a morte espiritual, o que significa que sua eternidade será passada longe da presença de Deus, no inferno.

Todos os acima mencionados "milagres eucarísticos", e muitos, muitos outros, não têm nada a ver com a salvação ou com a propagação do evangelho. Quando avaliamos cada um e deixamos a luz das Escrituras brilhar sobre ele, fica evidente que nenhum deles é benéfico para o corpo de Cristo, mas são truques demoníacos para confundir e seduzir pessoas a acreditarem em algo falso, ou são apenas histórias totalmente falsas inventadas por aqueles que colocam pedras de tropeço no caminho daqueles que podem estar buscando o verdadeiro Deus da Bíblia.

Só porque o nome de Jesus Cristo é invocado não significa que a pessoa ou as pessoas "adorando" a Ele estejam focadas no verdadeiro Jesus, nem significa que o conhecem. Jesus não é trazido do céu para entrar no pão, como a Igreja Católica afirma. Essa ideia não tem base nas Escrituras e, na verdade, é completamente contradita. Existem muitas outras doutrinas e dogmas, ensinamentos e tradições, ritos e rituais dentro da Igreja Católica Romana que são bastante questionáveis, dos quais os "milagres eucarísticos" são um.

English



Voltar à página principal em português

Os milagres eucarísticos realmente acontecem?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries