settings icon
share icon
Pergunta

O que é nomismo?

Resposta


Nomismo vem da palavra grega nomos, que significa "lei". O termo nomismo refere-se a um sistema religioso que é estritamente governado por regras e regulamentos com a ideia de que se pode se tornar aceitável para Deus por tal observância. Às vezes, o nomismo pode ser expresso em mera conformidade e, às vezes, em uma obediência sincera e sentida. Ambas as manifestações podem ser descritas como nomismo.

Às vezes, a palavra legalismo é usada no lugar de nomismo. No entanto, legalismo também pode se referir a uma mentalidade que muitos cristãos têm que, embora sejam salvos pela graça de Deus à parte das obras, eles são melhores que outros cristãos se mantêm um código de conduta estrito, muitas vezes extrabíblico. Esses cristãos podem ser legalistas, mas eles não seriam nominalistas.

No livro de Gálatas, Paulo estava escrevendo contra o nomismo. Os nomistas que Paulo contrariou também foram chamados de judaizantes. Eles ensinavam que, além da fé em Cristo, uma pessoa deve se submeter à Lei do Antigo Testamento para ser salva. Eles não estavam prescrevendo a lei como um código de conduta, mas como um meio de salvação. A lei que estavam enfatizando era a circuncisão para os crentes gentios. Como a circuncisão era o rito de conversão ao judaísmo, os nomistas provavelmente tinham em mente que o gentio circuncidado seguiria então todas as outras leis também (veja Gálatas 5:3).

A resposta de Paulo a essa forma de nomismo é clara e forte:

"Estou admirado de que estejais vos desviando tão depressa daquele que vos chamou pela graça de Cristo para outro evangelho, que de fato não é outro evangelho, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregue um evangelho diferente do que já vos pregamos, seja maldito. Conforme disse antes, digo outra vez agora: Se alguém vos pregar um evangelho diferente daquele que já recebestes, seja maldito" (Gálatas 1:6–9).

"Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, sabemos, contudo, que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo. Nós também temos crido em Cristo Jesus, para sermos justificados pela fé em Cristo e não pelas obras da lei, pois ninguém será justificado pelas obras da lei...Assim, não cancelo a graça de Deus; pois, se a justiça vem por meio da lei, então Cristo morreu inutilmente" (Gálatas 2:15–16, 21).

"Pois todos os que são das obras da lei estão debaixo de maldição. Porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece na prática de todas as coisas escritas no livro da lei. É evidente que ninguém é justificado diante de Deus pela lei, porque: O justo viverá pela fé... Cristo nos resgatou da maldição da lei, tornando-se maldição em nosso favor, pois está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em um madeiro" (Gálatas 3:10–11, 13).

Em todo lugar que Paulo encontrou este ensinamento, ele se opôs. “Certos homens que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o costume instituído por Moisés, não podeis ser salvos. Então, Paulo e Barnabé os confrontaram e discutiram muito com eles, e os irmãos resolveram que os dois e mais alguns dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos presbíteros, por causa daquela questão" (Atos 15:1–2)

Embora Deus espere que os cristãos vivam de uma certa maneira e até mantenham "regras" (veja Efésios 4:17—6:9), nossa aceitação final diante dEle é baseada na justiça de Cristo, não em nossa capacidade de guardar a lei e viver vidas justas.

English



Voltar à página principal em português

O que é nomismo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries