settings icon
share icon
Pergunta

O que é um rito?

Resposta


Um rito é uma ação cerimonial realizada de maneira aprovada e seguindo uma forma especificada. Muitas vezes, os ritos são de natureza religiosa, mas nem sempre - clubes, guildas e fraternidades podem ter ritos de iniciação para novos membros, por exemplo. Os ritos geralmente são baseados em tradições de longa data, que, em ritos da igreja, as pessoas costumam considerar sagrados. A palavra rito está relacionada à palavra ritual.

No Antigo Testamento, vários ritos foram comandados como parte da Lei Mosaica. O Dia da Expiação exigia uma série complicada de ritos a serem realizados (Levítico 16). Deus especificou os detalhes da cerimônia: o sumo sacerdote deixava de lado suas vestes oficiais, banhava-se e vestia uma roupa de linho branco. Ele então oferecia um touro como oferta pelo pecado para si mesmo e para os sacerdotes. Ele pegava um incensário com brasas vivas do altar do incenso e o levava para o Santo dos Santos. Ele aspergia o sangue do touro sobre o propiciatório e no chão diante da Arca da Aliança. Voltando ao pátio, o sumo sacerdote lançava sortes sobre dois bodes vivos. Ele matava um bode como oferta pelo pecado da nação e levava o sangue dessa oferta através do véu e o aspergia como antes para fazer a expiação pelo Santo dos Santos. Ele ia para fora, colocava suas mãos na cabeça do bode vivo e confessava os pecados do povo. Ele então enviava o bode vivo - o bode emissário - para o deserto. O sumo sacerdote então tomava banho novamente, trocava de roupa e oferecia um holocausto para si mesmo e um para o povo com a gordura da oferta pelo pecado. A carne do touro e do bode eram então queimadas fora do acampamento. Outros regulamentos também são especificados.

O autor de Hebreus aponta alguns dos muitos ritos observados sob a Aliança Mosaica: "A primeira aliança tinha ordenanças para o culto" (Hebreus 9:1). Mas esses ritos eram apenas "ordenanças humanas impostas até o tempo de uma reforma" (versículo 10). As Escrituras deixam claro que Cristo, "o mediador de uma nova aliança" (versículo 15), cumpriu a Lei com todos os seus ritos e regulamentos (Mateus 5:17). O sangue de touros e bodes nunca poderia tirar nosso pecado (Hebreus 10:4), mas "fomos santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita de uma vez por todas" (versículo 10).

Em várias extensões, as igrejas hoje seguem tradições e ritos religiosos. As igrejas católicas enfatizam os sacramentos e uma fé ritualística. As igrejas protestantes litúrgicas também seguem cerimônias prescritas e observam vários ritos. As igrejas não litúrgicas observam ordenanças (geralmente o batismo e a Ceia do Senhor), mas minimizam outras tradições da igreja. Todas as igrejas, não importa quão não estruturadas sejam suas cerimônias, caem em padrões e acabam fazendo as coisas de uma certa maneira. Mesmo igrejas que evitam ritos formais e tradicionais eventualmente formarão seus próprios "ritos" com base no que se acostumam.

A coisa importante a lembrar é que ritos e rituais não podem substituir o verdadeiro culto a Deus. “Mas virá a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai no Espírito e em verdade; porque são esses os adoradores que o Pai procura. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem no Espírito e em verdade” (João 4:23–24). Um rito realizado em uma igreja pode estar cheio de significado ou pode ser nada mais do que uma rotina fria e vazia. Pode ser benéfico para aproximar um adorador humilde de Deus, ou pode estar mantendo um coração frio à distância. A diferença é uma questão de coração. Certos ritos podem ser úteis, mas podemos adorar o Senhor sem ritos? Absolutamente. Devemos permitir que os ritos substituam um relacionamento pessoal com Deus? Nunca.

English



Voltar à página principal em português

O que é um rito?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries