settings icon
share icon
Pergunta

O que Jesus quis dizer quando disse que nos daria "tudo o que pedirdes em meu nome"?

Resposta


Em João 14, Jesus diz, “Em verdade, em verdade vos digo . . . E eu farei tudo o que pedirdes em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei” (versículos 12-14). Esta promessa parece nos dar o direito de pedir tudo e qualquer coisa que quisermos, e Jesus é obrigado a nos conceder - mas será mesmo isso que o Senhor está dizendo aqui?

Todo o capítulo quatorze de João serve como um discurso de despedida de Jesus aos seus discípulos. A crucificação iminente deixaria seus seguidores assustados e confusos, então Jesus os confortou e garantiu várias coisas, incluindo como eles continuariam a Sua obra. Parte deste conforto foi a promessa de que Jesus ouviria e atenderia as suas orações. Jesus lhes diz que tudo o que eles pedissem “em meu nome” seria concedido a eles.

Jesus não está prometendo ser uma máquina de venda pessoal; antes, Ele está incentivando confiança e fidelidade na oração. Quando Jesus diz para orar “em meu nome”, Ele quer dizer que podemos orar com a Sua autoridade. Ele nos forneceu o acesso de que precisamos ao céu. Quando nossos pedidos, feitos em nome de Seu Filho, promovem os propósitos e o reino de Deus, Deus atuará em nosso favor e, no fim, o Pai será “glorificado no Filho” (João 14:13). Um bom exemplo de tal oração é a de Cristo no jardim, onde Ele orou: “não seja feita a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22:42).

No velho Oeste americano, antes da época dos cartões de crédito, um lojista mantinha um livro de contas registrando as atividades de cada conta do cliente e o valor devido. O dono do negócio conhecia bem seus clientes e o trabalho em que estavam envolvidos. Um cliente, por vezes, enviava outros à loja para fazer compras e trazer de volta os materiais necessários para sua casa ou negócio. Aqueles enviados em lugar do cliente (por exemplo, seus filhos) seriam capazes de receber os produtos “em nome de” o dono da conta. Mas, se eles tentassem comprar coisas que não estavam de acordo com o que o lojista sabia que o cliente precisava ou queria, a compra seria negada.

Ir a Deus em nome de Jesus é semelhante àquelas antigas transações financeiras. Jesus detém a conta, e somos bem-vindos a ir ao Pai em nome de Jesus para receber o que precisamos. O Pai concede de bom grado nossos pedidos por causa do status de Jesus. Claro, se estamos pedindo coisas de que não precisamos ou que são contrárias ao caráter ou à vontade de Cristo, então não podemos esperar receber essas coisas (veja Tiago 4:3).

Quando Ele disse que daria “tudo o que pedirdes em meu nome”, Jesus não estava entregando uma fórmula mágica para conseguir tudo o que queremos. Ele estava nos dando um princípio orientador para alinhar nossos desejos com os de Deus. Quando oramos “em nome de Jesus”, oramos segundo a vontade de Deus; oramos por aquilo que honra e glorifica Jesus. Deus providenciará os meios necessários para realizar Suas metas, e Ele nos equipa como Seus servos. Em última análise, Deus recebe toda a glória e louvor pelo que é feito.

English



Voltar à página principal em português

O que Jesus quis dizer quando disse que nos daria "tudo o que pedirdes em meu nome"?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries