settings icon
share icon
Pergunta

O que é uma oração matinal? O que é uma oração noturna?

Resposta


Muitos cristãos fazem uma oração matinal quando acordam e uma oração noturna antes de irem para a cama. Crianças cristãs são frequentemente ensinadas a "fazer suas orações" antes de irem para a cama todos os dias como uma forma de honrar a Deus e nutrir o desenvolvimento espiritual. Em algumas igrejas, as orações matinais e noturnas são orações litúrgicas oferecidas a Deus em momentos específicos do dia.

Nos tempos bíblicos, os judeus devotos costumavam orar e provavelmente o faziam em certos momentos ao longo do dia (Salmos 5:3; 55:17; 119:62; 147), mas a tradição de estabelecer três momentos específicos para a oração ritual se desenvolveu enquanto os israelitas estavam no exílio na Babilônia e na Pérsia. O templo em Jerusalém foi destruído, mas o povo continuou a oferecer orações pela manhã, ao meio-dia e à noite para coincidir com o que anteriormente eram tempos de sacrifício no templo (veja Daniel 6, especificamente o versículo 10).

Na Idade Média, a Igreja Católica Romana transformou a tradição da oração em momentos específicos do dia em uma liturgia, estabelecendo um cronograma chamado Breviário. O Breviário marca horas específicas do dia com oração, cada uma das horas tendo um título diferente. O cronograma começa com Matinas (meia-noite) e então continua com Laudes (amanhecer), Prima (início da manhã), Terça (meio da manhã), Sexta (meio-dia), Nona (meio da tarde), Vésperas (noite) e Completas (antes de se deitar, cerca de 21h00). Estas orações são também conhecidas como Liturgia das Horas, Ofício Divino, Obra de Deus e Horas Canônicas.

Em 1962 o Papa Paulo VI estabeleceu um novo Breviário no Concílio Vaticano II, definindo as horas maiores e menores. O Ofício de Leituras (antigamente Matinas), Laudes e Vésperas se tornaram as horas maiores, com todas as demais sendo menores. De acordo com o catolicismo, as duas horas mais importantes são as orações da manhã e da noite. A oração da manha inclui uma leitura baseada em Lucas 1:68–79 (o Benedictus), e a oração da noite contém uma leitura baseada em Lucas 1:46–55 (o Magnificat). Ambas as orações também incluem vários salmos, hinos e outras leituras.

Várias igrejas usam orações matutinas e noturnas hoje, incluindo a Igreja Católica Romana, Ortodoxa Oriental, Anglicana e Luterana. As orações matinais são destinadas ao louvor, enquanto as orações noturnas são reservadas para agradecimento. Quando ditas em uma congregação, as orações matinais e noturnas seguem uma liturgia específica que inclui oração, hinos e leituras da Escritura. As orações são memorizadas ou lidas e são mais frequentemente faladas em um formato de chamada e resposta entre um líder e a congregação. Algumas igrejas também incentivam os indivíduos a orarem orações matinais e noturnas; muitos exemplos dessas orações prescritas podem ser encontrados online.

Embora as orações matinais e noturnas possam ser significativas, não há uma exigência bíblica de quando orar, e não há substituto para as orações que vêm do coração. Uma liturgia pode ser útil na medida em que contém Escritura, e muitos crentes podem achar que um regime de oração programada ajuda o seu crescimento em Cristo. Mas uma liturgia, com suas recitações prescritas e horários estipulados, não pode substituir um relacionamento pessoal com Cristo. Deus quer ouvir cada um de nós como indivíduos - nosso agradecimento (1 Crônicas 16:34), louvor(1 Crônicas 16:28), confissão (1 João 1:9) e pedidos (Filipenses 4:6). A oração não deve ser relegada apenas para a manhã e a noite, mas deve ser feita sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17). Não há nada de errado em fazer uma oração matutina e noturna, mas a oração personalizada ao longo do dia é mais importante do que o ritual e a liturgia.

English



Voltar à página principal em português

O que é uma oração matinal? O que é uma oração noturna?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries