settings icon
share icon
Pergunta

O que é oração de guerra?

Resposta


A oração de guerra é uma técnica de oração popular entre as denominações cristãs carismáticas. Ela se concentra em usar a oração como arma para lutar contra as forças espirituais do mal, especialmente em relação à vida diária, hábitos e lutas individuais. Quase sempre, a oração de guerra é exatamente o que parece: orações feitas com o propósito de travar guerra contra um inimigo espiritual invisível que está empenhado em nos tornar infelizes ao frustrar nossos sonhos e desejos.

Não há dúvida de que a guerra espiritual é real. Os cristãos têm um inimigo em Satanás e seus demônios (Efésios 6:12). A oração é ordenada no contexto de vestir a armadura de Deus (Efésios 6:18). Algumas coisas recomendadas pelos adeptos da oração de guerra são úteis. Dito isto, algumas técnicas de oração de guerra são antibíblicas, e os crentes devem ter muito cuidado para não serem levados pelo erro pela opinião do homem sobre como orar versus o mandamento de Deus. Os promotores da oração de guerra frequentemente recomendam orar as orações escritas por outras pessoas - e orá-las repetidamente.

No Sermão da Montanha, Jesus deu duas diretrizes gerais sobre a oração: orar em segredo em vez de ser visto por outras pessoas e não repetir frases vazias (Mateus 6:5–8). Então, Ele ensinou Seus discípulos a orar assim: “Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal” (Mateus 6:9–13). Finalmente, Jesus enfatizou a importância do perdão, dizendo que aqueles que perdoam serão perdoados (Mateus 6:14–15).

A oração de guerra comumente encoraja uma atitude de "assumir o controle", onde os guerreiros de oração são instruídos a serem ousados, decisivos e fiéis na oração. Não há nada de errado em orar ousada e fielmente, desde que lembremos quem está no comando. Não somos nós. As "orações de guerra" comuns incluem muitas declarações de "eu", como "eu declaro", "eu decreto", "eu ato", "eu revogo", "eu quebro", "eu repreendo", etc. O orador é o agente ativo, e há um perigo em orar "Faça-se a minha vontade" em vez de "Faça-se a tua vontade".

Algumas orações de guerra recomendam falar com Satanás diretamente. Isso não é bíblico de forma alguma. Nossas orações devem ser direcionadas somente a Deus. A Bíblia nunca nos diz para repreender Satanás ou falar com ele ou seus demônios de qualquer maneira. A repreensão de Satanás é feita pelo Senhor, não por nós. “Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele acusação infame, mas disse: O Senhor te repreenda!” (Judas 1:9). A instrução bíblica é se submeter a Deus e resistir ao diabo (Tiago 4:7), não exigir coisas de Satanás.

Provavelmente, o perigo mais claro na maioria das "orações de guerra" é o foco em coisas materiais. Os proponentes da oração de guerra são frequentemente promotores da teologia "nomeie e reivindique". Muitas orações de guerra incluem uma "liberação" de riqueza, um "laço" de doença ou um "decreto" de restauração e bênção. Aqueles com fé suficiente decretarão uma bênção "sete vezes" sobre si mesmos. Eles podem "implorar pelo sangue" ou "se cobrir" com o sangue de Cristo, coisas que a Bíblia nunca nos diz para implorar ou fazer. O Novo Testamento é claro que Deus não é obrigado a nos dar riqueza material ou curar nossas doenças, não importa o quanto exijamos ou decretemos, e não importa o quanto denunciemos o diabo e seus artifícios. Não é errado orar por bênçãos, mas Deus sabe o que realmente nos beneficiará, e pode não ser uma vida sem dor ou pilhas de possessões.

Quando os gurus da oração de guerra exortam os crentes a "comandar" coisas para acontecer em suas vidas ou orar agressivamente por um sonho ou desejo que pode ou não ser a vontade de Deus, isso não é fé - é uma receita para o desânimo. Orar no meio de nossa guerra espiritual é necessário, mas a oração de guerra não significa orar mais, orar mais decisivamente ou assumir uma autoridade que não possuímos. Significa orar de acordo com as Escrituras, confiando no poder de Deus e submetendo nossa vontade à dEle.

English



Voltar à página principal em português

O que é oração de guerra?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries