settings icon
share icon
Pergunta

O que é a oração imprecatória?

Resposta


Primeiramente, vamos definir oração imprecatória. Imprecar significa “invocar o mal sobre ou amaldiçoar” um inimigo. O rei Davi, o salmista mais associado com versos imprecatórios como Salmos 55:15, 69:28 e 109:8, frequentemente usava frases como, "Seja o caminho deles tenebroso e escorregadio, e o anjo do SENHOR os persiga" (Salmos 35:6), e "Ó Deus, quebra-lhes os dentes da boca; SENHOR, arranca os caninos dos leões" (Salmos 58:6).

Salmos 7, 35, 55, 58, 59, 69, 109 e 139 foram escritos por Davi para pedir a Deus que trouxesse julgamento sobre seus inimigos. (Os outros dois salmos imprecatórios, 79 e 137, foram escritos por Asafe e um salmista desconhecido.) Essas orações foram escritas não tanto para se vingar de um inimigo, mas sim para enfatizar o aborrecimento que Deus tem do mal, Sua soberania sobre toda a humanidade e Sua proteção divina de Seu povo escolhido. Muitas dessas orações eram proféticas e puderam ser vistas acontecendo mais tarde no Novo Testamento em eventos históricos reais.

Quando Davi orou para Deus quebrar os dentes de seus inimigos, comparando-os a leões jovens perseguindo-o até a morte, ele estava enfatizando que Deus é santo, justo e reto. E que Ele irá julgar os ímpios pelo mal que fazem. Jesus citou alguns dos salmos imprecatórios durante Seu ministério terreno. Em João 15:25, Jesus cita Salmos 35:19 e 69:4. Paulo também citou uma oração imprecatória em Romanos 11:9-10, que é uma citação de Salmos 69:22-23. Como Jesus e Paulo citaram versos desses salmos imprecatórios, isso prova que esses salmos foram inspirados por Deus e contradiz qualquer alegação de que seriam orações pecaminosas ou egoístas de vingança.

Usar orações imprecatórias dos Salmos hoje deve ser feito apenas contra nossos inimigos espirituais (Efésios 6:12). Orar imprecações sobre inimigos humanos é injustificável, pois exigiria tirar essas orações de seu contexto. No Novo Testamento, Jesus nos exorta a orar por nossos inimigos (Mateus 5:44-48; Lucas 6:27-38), mas orar para que morram ou para que coisas ruins aconteçam a eles não era o que Ele queria dizer. Em vez disso, devemos orar em primeiro lugar por sua salvação, e depois para que a vontade de Deus seja feita. Não há maior bênção do que um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, e é isso que Jesus quer dizer quando fala em orar por e abençoar aqueles que nos amaldiçoam.

Orar dessa maneira permite que Deus aja em nossas próprias vidas para suavizar nossos corações em relação aos nossos inimigos, para que tenhamos compaixão por eles por seu destino eterno e para remover amargura e raiva de nossos corações. Orar para que a vontade de Deus seja feita significa que concordamos com Deus e estamos nos submetendo à Sua soberania divina, apesar de nem sempre entendermos perfeitamente o que Ele está fazendo em uma determinada situação. E significa que desistimos da ideia de que sabemos o que é melhor e, em vez disso, agora estamos confiando em Deus para cumprir a Sua vontade. Se um mal pessoal realmente nos foi feito, buscamos a Deus em oração a respeito disso e depois deixamos espaço para o julgamento de Deus e confiamos a Ele o que é melhor. Essa é a maneira de estar em paz com Deus e com todos os homens (Romanos 12:17-21).

English



Voltar à página principal em português

O que é a oração imprecatória?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries