settings icon
share icon
Pergunta

O que é a oração de mergulho ou de imersão?

Resposta


Desde os anos 1990, tem havido um foco maior no misticismo dentro de vários segmentos do Cristianismo. Beirando o esotérico, essas experiências místicas ampliam a divisão entre a "fé factual" e "a fé sentida", e ameaçam substituir o ensino bíblico saudável com a resposta guiada pela emoção. A oração de imersão é uma atividade mística assim. É descrita como descansando na presença de Deus. Isso é realizado por tocar algumas canções de adoração suaves, sentado ou deitado, e fazendo orações curtas e simples por um período prolongado de tempo, mas por outro lado mantendo a mente livre de outros pensamentos. No momento em que você sentir a presença de Deus através de algum tipo de manifestação como a pele formigando, uma sensação de calor ou frio, ou mesmo um vento suave aparentemente soprando através de seu corpo, você deve apenas "mergulhar" nessa presença.

Embora isso possa soar um pouco estranho para alguns, não é necessariamente ruim. No entanto, a regra pela qual medimos as nossas experiências na vida é a Bíblia (2 Timóteo 3:16-17), e quando a oração de imersão é examinada corretamente, descobrimos que falta apoio bíblico. Em nenhum lugar na Bíblia podemos encontrar um modelo de oração que se assemelhe à oração de imersão.

A oração em sua forma mais simples na Bíblia é invocar o nome do Senhor (Gênesis 4:26) e, em cada caso onde é encontrada na Escritura, é descritiva de se comunicar com Deus. A oração de imersão começa assim, mas rapidamente se transforma em um estado meditativo parecido com um transe. Isto é quando esse tipo de oração deixa de ser bíblico e torna-se parecido com uma prática da Nova Era ou algo no qual um adepto do hinduísmo participaria.

Não há como negar que experimentar a presença de Deus pode ser poderoso e transformador. Biblicamente falando, o problema não se encontra no objetivo da oração de imersão, mas em sua metodologia. A oração de imersão se concentra em obter uma experiência espiritual ao buscar a presença de Deus através de exercícios místicos. Neste sentido, ela é semelhante à "oração contemplativa" e espiritualidade contemplativa, que são igualmente antibíblicas. A oração bíblica é falar com Deus com a Sua vontade em mente (1 João 5:14). Um crente a orar biblicamente já entende que Deus está sempre presente (Salmo 139:7; Mateus 28:20, 1 Coríntios 6:19, 1 Tessalonicenses 4:8, 2 Timóteo 1:14), e ele não precisa experimentar qualquer tipo de sensação física para provar isso.

English



Voltar à página principal em português

O que é a oração de mergulho ou de imersão?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries