settings icon
share icon
Pergunta

Há algo de errado com a oração repetitiva?

Resposta


A frase "oração repetitiva" pode significar algumas coisas diferentes. Dependendo do que exatamente é considerado “repetitivo”, pode ou não haver um problema com a oração repetitiva.

Oração Repetitiva - Mantras

A oração que é repetitiva no sentido de que uma pessoa repete a mesma frase diversas vezes, como uma espécie de mantra ou fórmula, não é bíblica. Em Mateus 6:7, Jesus diz: “E, quando orardes, não useis de repetições inúteis, a exemplo dos gentios; pois eles pensam que serão ouvidos pelo muito falar." A palavra grega traduzida como "vãs repetições" é interpretada de várias maneiras, como "repetições vazias" ou "balbucio". Refere-se ao uso das mesmas palavras repetidamente ou a um balbucio sem sentido ou ocioso. "Orar" simplesmente repetindo uma palavra ou frase não é bíblico. A oração não é uma fórmula mágica, um encantamento ou a determinação de dizer as "palavras certas" o número certo de vezes. A oração não é contar esferas de um rosário. A oração é uma forma de comunicação com o Deus do universo feita possível através do sacrifício de Jesus Cristo. A repetição vazia tende a dar mais crédito à superstição do que ao trabalho de Deus. Não são as nossas orações ou a quantidade de palavras que têm poder, mas o Deus a quem oramos.

Oração Repetitiva - Hábitos ou Rotinas

Orar a mesma coisa frequentemente ou oferecer orações com palavras semelhantes também pode ser considerado um tipo de "oração repetitiva". Por exemplo, algumas pessoas gostam de recitar a Oração do Senhor. Outros têm uma lista de pedidos de oração. Ou simplesmente se encontram dizendo as mesmas coisas para Deus na oração dia após dia, por terem um conforto natural com certas expressões e padrões de fala que vêm facilmente. Não há nada necessariamente "errado" com este tipo de oração, mas somos sábios em considerar os nossos corações. Estamos realmente orando ou estamos apenas passando pelos movimentos?

Uma maneira útil de conceitualizar a oração é como uma conversa com um ente querido. Quando o nosso cônjuge pergunta como foi o nosso dia, provavelmente compartilhamos muitas das mesmas coisas dia após dia. Que repitamos nossas palavras não é necessariamente um problema; isso apenas fala sobre a natureza rotineira dos nossos dias e das nossas conversas. Mas quando respondemos apenas com "bom", sabemos que há uma falha na comunicação. O mesmo pode ser dito nas nossas orações. Podemos repetidamente orar as mesmas coisas e até rotineiramente usar as mesmas palavras. Mas, se são apenas palavras, temos um problema. Queremos realmente nos comunicar com Deus, não apenas recitar frases mecanicamente ou falar de cor.

Lembre-se de que a oração é um privilégio. Temos acesso a Deus Todo-Poderoso. Ele não é um pensamento posterior, e a oração é mais do que apenas um hábito. Queremos estar continuamente com uma atitude de oração (1 Tessalonicenses 5:17) e nos aproximar do trono da graça de Deus com confiança (Hebreus 4:16). Mas também queremos ter certeza de que estamos prestando atenção no Único sentado no trono e não apenas dizendo palavras pelo simples fato de dizer palavras.

Oração Repetitiva - Intercessões Persistentes

De certa forma, a oração persistente também pode ser considerada um tipo de oração repetitiva. Todos nós temos pedidos de oração sobre os quais oramos há anos: a salvação de um ente querido perdido, a cura de um relacionamento quebrado ou o perdão de um pecado habitual. Nas parábolas do vizinho necessitado (Lucas 11:5-10) e da viúva persistente (Lucas 18:1-8), Jesus nos encorajou a continuar nos apresentando a Deus com nossos pedidos. Devemos "orar sempre e não desanimar" (Lucas 18:1). A oração persistente fortalece a nossa dependência de Deus e demonstra o nosso conhecimento de que somente Ele pode realmente mudar a situação. É uma forma de ser honesto com Deus e continuamente oferecer a Ele as coisas que pesam em nossos corações. Em Cristo, somos filhos de Deus, e Ele se preocupa profundamente conosco. Se um juiz injusto nos responderá simplesmente porque persistimos no pedido, quanto mais o nosso justo Pai celestial nos responderá quando continuamos a buscá-lo em oração?

English



Voltar à página principal em português

Há algo de errado com a oração repetitiva?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries