settings icon
share icon
Pergunta

O que são as orações dos santos em Apocalipse 5:8?

Resposta


A cena em Apocalipse 5 é a visão de João da sala do trono no céu. Quando o Cordeiro tomou o rolo do julgamento de Deus em Sua própria mão, “os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos" (versículo 8). Apocalipse é o livro mais simbólico da Bíblia, e neste trecho as “orações dos santos” são simbolizadas como taças de ouro de incenso, seguradas por vinte e quatro anciãos. Claro, quanto mais simbólico algo é, mais suas interpretações podem variar, mas é importante entender o que são essas orações dos santos - e o que elas não são.

Deus estabeleceu o incenso como uma parte do sistema sacerdotal (e, portanto, como simbolismo) em Êxodo 30: 1-10, quando Moisés foi instruído a construir o altar de incenso. As orações dos santos em Apocalipse 5: 8, especialmente como representadas por incenso no contexto da imagética do templo, devem ser entendidas como desempenhando a função do incenso no templo, que era oferecer um aroma agradável a Deus e simbolizar a oração. As orações dos justos são agradáveis a Ele. O Salmo 141:2 descreve esse aspecto da oração perfeitamente: “Que a minha oração suba como incenso à tua presença, e o levantar das minhas mãos seja como o sacrifício da tarde!” (Salmo 141:2).

A oração é vinculada ao incenso no templo em outras passagens também. Quando Gabriel aparece a Zacarias no templo e lhe diz que suas orações foram atendidas, Gabriel está “em pé à direita do altar do incenso” (Lucas 1:11). Isso aconteceu quando “toda a multidão estava orando do lado de fora, na hora em que se oferecia incenso” (versículo 10).

Existem certamente diferentes tipos de orações. Orações de súplica são do tipo que a maioria das pessoas conhece, porque é o tipo em que pedimos ajuda a Deus! Mas existem outros tipos também, como as orações de maldição (Salmo 55:1-15) e orações de intercessão (Lucas 23:34). O fato de que as “orações dos santos” em Apocalipse 5:8 não são identificadas por tipo ou em detalhes - e que elas estão todas juntas numa taça de incenso - indica que devemos considerá-las em conjunto. Deus considera a oração em geral como incenso - um aroma agradável para Ele.

O fato de estas serem orações “dos santos” em Apocalipse 5:8 indica que Deus ouve as orações de Seu povo. O Salmo 65:2 se dirige a Deus como “Ó tu, que ouves a oração!”. Nosso Senhor “ouve a oração dos justos” (Provérbios 15:29), que é outra forma de dizer que Ele ouve as orações dos santos. Os “santos” em Apocalipse 5:8 não são uma classe de elite de pessoas mais santas que o resto; eles não são mediadores das nossas orações (veja 1 Timóteo 2:5), e eles não nos pedem que oremos a eles. O termo santo na Escritura implica igualdade, não hierarquia. Somos todos um em Cristo (Gálatas 3:28). Os santos são todos os crentes em Jesus, vivos ou mortos, salvos pela graça através da fé. A igreja é “amada de Deus e chamada para ser santa” (Romanos 1:7) e, quando oramos, é como se uma taça de ouro de incenso estivesse sendo levada ao próprio trono de Deus no céu.

Para quem são essas orações dos santos em Apocalipse 5:8? Por serem a soma de todas as orações de todos os crentes de todos os tempos, essas orações são sobre todos e sobre tudo o que é consistente com a vontade de Deus. Se você orar pela salvação de alguém, essa oração está na taça. Se você orar pela segurança e alívio das pessoas após um desastre natural, essa oração está na taça. Se você orar para que Deus o transforme à imagem de Jesus Cristo, essa oração está na taça. Tais orações são muito agradáveis a Ele.

Apocalipse 5:8 empresta credibilidade à tradição de orar pelos mortos? De forma alguma. Os mortos já selaram seu destino, para o bem ou para o mal (veja Lucas 16:19-31). Não há um plano de salvação pós-morte. Hoje é o dia da salvação (2 Coríntios 6:2). Após a morte, a pessoa enfrenta o julgamento, não uma nova oportunidade (Hebreus 9:27). Portanto, se você orar para que Deus salve ou alivie alguém que já morreu, essa oração não estaria na taça. Tais orações são inúteis.

Em Apocalipse 5, o plano de Deus está próximo de ser cumprido. O julgamento do mundo ímpio está prestes a começar, e a redenção final do povo de Deus está prestes a ser realizada. As criaturas viventes e os anciãos cantam um hino de louvor ao Cordeiro: “com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação; e os constituíste reino e sacerdotes para nosso Deus; e assim reinarão sobre a terra" (Apocalipse 5: 9-10). Os vasos dourados cheios de incenso são oferecidos a Deus, cuja palavra permanecerá, cuja vontade será cumprida e que pronunciará o último "Amém!" para as orações dos santos.

'

English



Voltar à página principal em português

O que são as orações dos santos em Apocalipse 5:8?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries