settings icon
share icon
Pergunta

Como e por que devemos orar por nossos líderes?

Resposta


O conceito de orar por nossos líderes não é exclusivo das nações democráticas, e não começou com o Dia Nacional de Oração dos Estados Unidos. A Bíblia contém muitos mandamentos para orar por nossos líderes - nacionais e locais, seculares e religiosos.

Paulo escreveu em 1 Timóteo 2:1–4: "Antes de tudo, exorto que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e serena, em toda piedade e honestidade. Isso é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." Deus disse aos israelitas no exílio para orarem por Babilônia: “Empenhai-vos pela prosperidade da cidade, para onde vos exilei, e orai ao SENHOR em favor dela; porque a prosperidade dela será a vossa prosperidade” (Jeremias 29:7). Romanos 13:1 afirma: "Todos devem sujeitar-se às autoridades do governo, pois não há autoridade que não venha de Deus, e as que existem foram ordenadas por ele." Paulo pediu oração "por todo o povo do Senhor" e por ele mesmo para que pregasse o evangelho com coragem (Efésios 2:18-20).

A oração é importante. E parece que a Bíblia faz uma menção especial de orar por aqueles em posições de autoridade. Tais autoridades incluem funcionários do governo (internacionais, nacionais e locais) e pastores, presbíteros de igreja, conselhos escolares, diretores de escola, empregadores e similares.

Não oramos pelos nossos líderes simplesmente porque somos mandados a fazê-lo. Orar por eles faz sentido prático. Nossos líderes podem afetar as condições em que vivemos e ter um impacto em nossas famílias, nossas igrejas, nossos locais de trabalho, nossas cidades e nossos países. Quando aqueles em autoridade estão obedecendo à vontade de Deus, é mais fácil "viver vida tranquila e serena, em toda piedade e honestidade" (1 Timóteo 2:2). Quando homens maus estão no poder, nossas orações por eles são igualmente necessárias, como ilustrado pelas últimas palavras de William Tyndale quando foi queimado na fogueira: "Senhor, abra os olhos do Rei da Inglaterra."

Além disso, não oramos por nossos líderes meramente para nosso próprio benefício. A liderança pode ser uma tarefa cansativa. Tiago 3:1 afirma: "Meus irmãos, muitos de vós não devem ser mestres, sabendo que seremos julgados de forma mais severa." Os líderes carregam um certo grau de responsabilidade para com seus seguidores. Eles são frequentemente alvos de críticas e são as pessoas a quem se recorre em tempos de crise. Se estão liderando bem, estão vivendo suas vidas em serviço. Oramos por eles porque reconhecemos a grandeza de sua tarefa e porque somos gratos por sua disposição em liderar.

Então, como devemos orar por nossos líderes? Primeiro, se não temos certeza de que conhecem Jesus, devemos orar pela sua salvação. Mas independente de nossos líderes serem cristãos ou não, devemos orar para que Deus os oriente enquanto nos guiam. Devemos orar para que sejam sábios e discernidores e estejam cercados por conselheiros úteis. Sabemos que Deus colocou nossos líderes em autoridade sobre nós (Romanos 13:1), e podemos pedir a Ele que os use como Ele quiser. Também devemos orar pela proteção deles. Ao orar por pastores ou líderes de ministérios, podemos orar para que tenham força em meio à batalha espiritual e permaneçam encorajados no Senhor. Podemos orar por suas famílias, que muitas vezes se sentem examinadas e suportam um fardo extra.

Em resumo, devemos mencionar nossos líderes diante de Deus na oração e pedir a Ele que faça a Sua vontade em seus corações, apoie aqueles ao seu redor e use sua liderança para beneficiar seus seguidores.

English



Voltar à página principal em português

Como e por que devemos orar por nossos líderes?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries