settings icon
share icon
Pergunta

A penitência é mencionada na Bíblia?

Resposta


A penitência é um ato de devoção destinado a demonstrar tristeza ou arrependimento pelo pecado. A ideia por trás da palavra penitência é mencionada em apenas um versículo: “Seria esse o jejum que escolhi? Um dia para que o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e deite-se em pano de saco e cinza? Chamarias isso jejum e de dia aceitável ao SENHOR?” (Isaías 58:5, ênfase adicionada).

A Almeida Revista e Atualizada traduz o versículo desta maneira: “Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao Senhor?” (Isaías 58:5,ARA).

Outras traduções mais literais da Bíblia, como a versão O Livro, traduzem este versículo de forma semelhante: “Alguma vez eu quero que vocês façam esse tipo de penitências, e se inclinem até ao chão como juncos batidos pelo vento, que se vistam de sacos, que se cubram de cinzas? É a isso que vocês chamam jejum?” (Isaías 58:5, O Livro). A palavra humildade ou aflição da alma substituem penitência.

A penitência é um dos sacramentos da Igreja Católica Romana. É usada como uma forma de disciplina ou castigo imposto a uma pessoa para demonstrar arrependimento por seus pecados. Os católicos chamam a isso de “fazer penitência”. O penitente primeiro confessa seu(s) pecado(s) a um padre. Ao penitente são então dadas instruções sobre o que fazer para expiar seus pecados. Geralmente, a penitência assume a forma de fazer certas orações um determinado número de vezes, jejuar ou passar um tempo diante de um altar. Isto não é bíblico. Em lugar nenhum a Escritura ensina que realizar obras ou se punir fará restituição pelo pecado. A Bíblia nos ensina a nos arrepender (Atos 11:18; Atos 20:21; Lucas 15:7). Arrepender-se significa ter uma mudança de mentalidade ou uma mudança de atitude em relação a Deus. O arrependimento do pecado é acompanhado pela fé em Jesus Cristo; eles são inseparáveis. O ensino católico de “fazer penitência” como um meio de expiar o pecado ou de apaziguar Deus não é ensinado em lugar nenhum da Bíblia. Não são nossas obras que nos tornam justos diante de Deus. Na verdade, nossas obras são consideradas como nada mais do que “trapos imundos” aos Seus olhos (Isaías 64:6). É o sangue de Cristo que nos torna justos: “...quanto mais o sangue de Cristo, que, imaculado, por meio do Espírito eterno ofereceu a si mesmo a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes o Deus vivo!” (Hebreus 9:14).

A prática católica romana de “penitência” é antibíblica porque se concentra nas obras do homem para ser perdoado, não no sangue de Jesus e em nosso relacionamento com Ele. João nos diz: “...mas, se andarmos na luz, assim como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7).

English



Voltar à página principal em português

A penitência é mencionada na Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries