settings icon
share icon
Pergunta

Perseverança dos Santos - é bíblica?

Resposta


A perseverança dos santos é o nome usado para resumir o que a Bíblia ensina sobre a segurança eterna do crente. Responde à pergunta: "Uma vez que uma pessoa é salva, ela pode perder a sua salvação?" A perseverança dos santos é a letra P no acrónimo TULIP, que é comumente usado para enumerar o que se conhece como os cinco pontos do calvinismo. Porque o termo "perseverança dos santos" pode levar as pessoas a ter a ideia errada sobre o seu significado, algumas pessoas preferem usar termos como "preservação dos santos", "segurança eterna" ou "mantido por Deus". Cada um desses termos revela algum aspecto do que a Bíblia ensina sobre a segurança do crente. No entanto, como qualquer doutrina bíblica, o que é importante não é o nome atribuído à doutrina, mas o quão precisamente ela resume o que a Bíblia ensina sobre esse assunto. Não importa qual nome você usa para se referir a esta importante doutrina, um estudo minucioso da Bíblia revelará que, quando corretamente compreendido, é uma descrição precisa do que a Bíblia ensina.

A explicação mais simples dessa doutrina é o ditado: "Uma vez salvo, sempre salvo." A Bíblia ensina que aqueles que nascem de novo continuarão a confiar em Cristo para sempre. Deus, pelo Seu próprio poder através da presença interior do Espírito Santo, mantém ou preserva o crente para sempre. Esta maravilhosa verdade é vista em Efésios 1:13-14, onde vemos que os crentes são "selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança, para a redenção da propriedade de Deus, para o louvor da sua glória." Quando nascemos de novo, recebemos a prometida presença interior do Espírito Santo que é a garantia de Deus de que Ele que começou a boa obra em nós a completará (Filipenses 1:6). Para que possamos perder a nossa salvação depois de receber o Espírito Santo prometido, Deus teria que quebrar a Sua promessa ou renunciar à Sua "garantia", o que Ele não pode fazer. Portanto, o crente é eternamente seguro porque Deus é eternamente fiel.

O entendimento desta doutrina realmente vem de entender o amor único e especial que Deus tem pelos Seus filhos. Romanos 8:28-39 nos diz que 1) ninguém pode acusar o eleito de Deus; 2) nada pode separar o eleito do amor de Cristo; 3) Deus faz tudo trabalhar para o bem do eleito; e 4) todos aqueles que Deus salva serão glorificados. Deus ama Seus filhos (os eleitos) tanto que nada pode separá-los dEle. Claro que esta mesma verdade é vista em muitas outras passagens das Escrituras também. Em João 10:27-30, Jesus diz: "Estas ouvem a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem. Dou-lhes a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrancará da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; e ninguém pode arrancá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um." Novamente, em João 6:37-47, vemos Jesus afirmando que todos que o Pai dá ao Filho virão a Ele e Ele levantará todos eles no último dia.

Outra evidência das Escrituras da segurança eterna do crente é encontrada em João 5:24, onde Jesus diz: "Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não vai a julgamento, mas já passou da morte para a vida." Note que a vida eterna não é algo que recebemos no futuro, mas é algo que temos assim que acreditamos. Por sua própria natureza, a vida eterna deve durar para sempre, ou não poderia ser eterna. Este versículo diz que, se acreditamos no evangelho, temos a vida eterna e não entraremos em julgamento; portanto, pode-se dizer que somos eternamente seguros.

Realmente há muito pouca base bíblica que possa ser usada para argumentar contra a segurança eterna do crente. Embora haja alguns versículos que, se não considerados em seu contexto, podem dar a impressão de que se poderia "cair da graça" ou perder a salvação, quando esses versículos são cuidadosamente considerados em seu contexto, é claro que isso não é o caso. Muitas pessoas conhecem alguém que em algum momento expressou fé em Cristo e que parecia ser um verdadeiro cristão, que mais tarde se afastou da fé e agora não quer nada a ver com Cristo ou Sua igreja. Essas pessoas podem até mesmo negar a existência de Deus. Para aqueles que não querem aceitar o que a Bíblia diz sobre a segurança do crente, esses tipos de pessoas são a prova de que a doutrina da segurança eterna não pode estar certa. No entanto, a Bíblia indica o contrário, e ensina que pessoas como aquelas que confessam Cristo como Salvador em algum momento apenas para depois se afastar e negar Cristo nunca foram verdadeiramente salvas em primeiro lugar. Por exemplo, 1 João 2:19 diz: "Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos, pois se fossem dos nossos teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram, para que se manifestasse que não são dos nossos." A Bíblia também é clara que nem todos que se dizem cristãos realmente o são. O próprio Jesus diz que nem todos que dizem: "Senhor, Senhor", entrarão no reino dos céus (Mateus 7:21-22). Em vez de provar que podemos perder a nossa salvação, aquelas pessoas que professam a Cristo e se afastam simplesmente reforçam a importância de testar a nossa salvação para ter certeza de que estamos na fé (2 Coríntios 13:5) e de garantir o nosso chamado e eleição, examinando continuamente nossas vidas para ter certeza de que estamos crescendo em piedade (2 Pedro 1:10).

Uma das concepções erradas sobre a doutrina da perseverança dos santos é que ela levaria a "cristãos carnais" que acreditam que, uma vez que são eternamente seguros, podem viver qualquer estilo de vida licencioso que quiserem e ainda assim ser salvos. Mas isso é um mal-entendido da doutrina e do que a Bíblia ensina. Uma pessoa que acredita que pode viver como quiser porque confessou Cristo não está demonstrando verdadeira fé salvífica (1 João 2:3-4). Nossa segurança eterna se baseia no ensino bíblico de que aqueles que Deus justifica, Ele também glorifica (Romanos 8:29-30). Aqueles que são salvos serão realmente conformados à imagem de Cristo através do processo de santificação (1 Coríntios 6:11). Quando uma pessoa é salva, o Espírito Santo quebra o cativeiro do pecado e dá ao crente um novo coração e um desejo de buscar a santidade. Portanto, um verdadeiro cristão desejará ser obediente a Deus e será convencido pelo Espírito Santo quando pecar. Verdadeiros cristãos nunca "viverão como quiserem" porque tal comportamento é impossível para alguém que foi dado uma nova natureza (2 Coríntios 5:17).

Claramente, a doutrina da perseverança dos santos representa com precisão o que a Bíblia ensina sobre este importante assunto. Se alguém é verdadeiramente salvo, ele foi vivificado pelo Espírito Santo e tem um novo coração com novos desejos. Não há maneira de que aquele que nasceu de novo possa ser posteriormente "desnascido". Por causa do Seu amor único por Seus filhos, Deus manterá todos os Seus filhos a salvo de danos, e Jesus prometeu que não perderia nenhuma de Suas ovelhas. A doutrina da perseverança dos santos reconhece que verdadeiros cristãos sempre perseverarão e são eternamente seguros porque Deus os mantém assim. Baseia-se no fato de que Jesus, o "autor e consumador de nossa fé" (Hebreus 12:2), é capaz de salvar completamente aqueles que o Pai lhe deu (Hebreus 7:25) e de mantê-los salvos através de toda a eternidade.

English



Voltar à página principal em português

Perseverança dos Santos - é bíblica?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries