settings icon
share icon
Pergunta

As pessoas no céu podem orar por nós?

Resposta


Não há evidência bíblica de que qualquer ser criado que vive no céu possa orar ou interceder pelos humanos na terra. Isso inclui Maria, os pais da igreja, os apóstolos, os santos e os anjos. Apesar das crenças de certas vertentes do cristianismo que dão peso excessivo à tradição, a Bíblia não oferece prova de que as pessoas no céu possam orar por nós na terra.

A Bíblia ensina que Jesus intercede por nós no céu.

“Cristo Jesus é quem morreu, ou, pelo contrário, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós” (Romanos 8:34).

“Portanto, também pode salvar perfeitamente os que por meio dele se chegam a Deus, pois vive sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25).

Nas Escrituras, nenhum ser humano é chamado de nosso intercessor no céu, exceto o “único mediador... o homem Cristo Jesus” (1 Timóteo 2:5).

A Bíblia ensina que o Espírito Santo intercede por nós.

“Do mesmo modo, o Espírito nos socorre na fraqueza, pois não sabemos como devemos orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos que não se expressam com palavras” (Romanos 8:26).

O Espírito Santo auxilia nossas orações e direciona nossos corações para o que agrada a Deus, mesmo que nossos profundos desejos santos não possam ser expressos em palavras.

Podemos orar diretamente a Deus Pai.

“Se vós, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo aos que o pedirem” (Lucas 11:13).

“Portanto, aproximemo-nos com confiança do trono da graça, para que recebamos misericórdia e encontremos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno” (Hebreus 4:16).

Antes da obra completa de Cristo na cruz, o povo de Deus era representado diante de Deus pelos sacerdotes. No entanto, quando Jesus morreu, “o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo” (Marcos 15:38). Os crentes em Cristo na era do Novo Testamento são eles mesmos sacerdotes (Apocalipse 1:6), e nosso sumo sacerdote é Jesus Cristo (Hebreus 4:14). Como filhos de Deus, os crentes têm acesso direto a Deus em nome de Jesus. Jesus ensinou os crentes a orarem diretamente a Deus (Mateus 6:9).

A Bíblia nunca nos diz para orar a Deus através de outro ser humano no céu. É quase impensável que alguém queira um humano (ou um anjo) no céu para interceder por ele, especialmente quando pode ir diretamente a Deus.

Os crentes têm a certeza de que Deus os ouve quando oram.

“E esta é a confiança que temos nele: se pedirmos alguma coisa segundo sua vontade, ele nos ouve” (1 João 5:14).

Mesmo que as pessoas no céu, como Maria ou os santos, pudessem ouvir as pessoas na terra, não há evidência bíblica de que suas petições teriam algum peso extra. Ninguém se aproxima de Deus por seus próprios méritos, mas pelos méritos de Cristo. Além disso, como os seres criados no céu poderiam atender às petições de tantas pessoas simultaneamente? Somente Deus é onisciente.

Os vivos são aconselhados a interceder por outras pessoas vivas.

Podemos, sem dúvida, orar pelos nossos irmãos e irmãs cristãos na terra e interceder por eles, e somos incentivados a fazê-lo: “... com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e, para isso mesmo, vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:18).

A única pessoa morta mencionada nas Escrituras que fez qualquer súplica pelos vivos na terra foi o homem rico em Lucas 16, que implorou que uma testemunha do evangelho fosse enviada para sua família na terra. Observamos que ele fez sua "intercessão" por seus irmãos enquanto estava no inferno e que sua petição foi negada (Lucas 16:27-31).

Deus nos ama e quer nossa comunhão.

“Vinde e raciocinemos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã” (Isaías 1:18).

“Estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo” (Apocalipse 3:20).

A Bíblia está cheia de convites de Deus para irmos a Ele (veja Mateus 11:28 e Apocalipse 22:17). Orar a Deus ajuda a construir um relacionamento pessoal onde se pode realmente crescer em amor a Deus. Deus se importa conosco como indivíduos (veja Mateus 10:30), e Ele quer ouvir de nós pessoalmente. Não devemos transferir esse privilégio para mais ninguém, mesmo para aqueles que habitam no céu.

A Bíblia proíbe a comunicação com os mortos.

“Quando vos disserem: Consultai os que consultam os mortos e os feiticeiros, que sussurram e murmuram, respondei: Por acaso um povo não consultará o seu Deus? Em favor dos vivos se buscarão os mortos?” (Isaías 8:19).

Pedir às pessoas no céu para orarem por nós aqui na terra não é bem o mesmo que a necromancia, mas ainda é uma forma de comunicação com os mortos.

A Bíblia adverte contra a oração a ídolos e imagens.

"Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem no Espírito e em verdade" (João 4:24).

Devemos evitar qualquer tipo de adoração ou oração que envolva objetos materiais, estátuas, ícones, etc. Muitas súplicas oracionais feitas a pessoas no céu dependem fortemente de ícones ou imagens, que são feitos pelas mãos humanas. Deus quer ouvir de nós, pessoalmente, e Ele não quer que oremos a ou através de qualquer ser humano ou objeto feito pelo homem.

Cristo nos deu muitas bênçãos, uma das quais é a capacidade de orar diretamente a Deus. “... no qual temos ousadia e acesso a Deus com confiança, pela fé que nele temos” (Efésios 3:12). Com Cristo, não precisamos de outros para ir em nosso lugar, mesmo aqueles que vivem no céu.

English



Voltar à página principal em português

As pessoas no céu podem orar por nós?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries