settings icon
share icon
Pergunta

Por que eu devo estudar a teologia?

Resposta


A teologia é o estudo da fé e prática religiosa, bem como o estudo de Deus, Sua natureza e obras, e Sua relação com o mundo. Desde o início dos tempos, o homem lutou com questões fundamentais como "Existe um Deus?" e "Por que eu estou aqui?" A teologia tenta fornecer respostas para essas e muitas outras perguntas.

O estudo da teologia é diferente de outros tópicos. A ciência, por exemplo, visa identificar e classificar fatos observáveis em um ambiente controlado, enquanto a teologia é o estudo de uma divindade que não pode ser vista. Além disso, a teologia se ramifica em diferentes direções denominacionais e culturais; a ciência busca uma única explicação universalmente aplicável.

Por que estudar teologia? — Benefícios para o cristão

Para os cristãos, o estudo da teologia está inegavelmente ligado ao estudo da Bíblia, que é de suma importância para o seu crescimento espiritual e santificação. Provérbios 2:6 nos diz: "Pois o SENHOR dá a sabedoria; o conhecimento e o entendimento procedem da sua boca." Além disso, Provérbios 9:10 afirma: "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento." Vemos que, para ganhar sabedoria, devemos conhecer Deus e ouvir Suas palavras — e o registro do que Deus disse e fez está na Bíblia. O estudo da teologia bíblica recompensa o estudante com mais do que sabedoria: "Seu divino poder nos tem dado tudo que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude" (2 Pedro 1:3).

O estudo da teologia envolve uma leitura cuidadosa das Escrituras, mas o elemento da fé é necessário também. Sem fé em Cristo, qualquer estudo de teologia é meramente acadêmico. "O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois lhe são absurdas; e não pode entendê-las, pois se compreendem espiritualmente" (1 Coríntios 2:14). Felizmente, é através da Palavra de Deus que vem a fé: "Portanto, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo" (Romanos 10:17). O entendimento espiritual e, em última análise, a fé são encontrados nas páginas da Bíblia.

Por que estudar teologia? — Religiões Mundiais

De forma mais ampla, o estudo da teologia pode incluir o estudo de outras religiões além do cristianismo e de outros textos religiosos além da Bíblia. Um benefício adicional para o cristão deste tipo de estudo é o entendimento de outras religiões e culturas. Ao tirar um tempo para aprender o que as pessoas de outra fé acreditam, o cristão pode testemunhar melhor a eles acerca de Cristo. Pedro diz para estarmos "sempre preparados para responder a todo o que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (1 Pedro 3:15). Dar razão para a nossa esperança sugere que temos pelo menos um conhecimento básico de teologia. E, se vamos antecipar as perguntas comuns que pessoas de outras fé têm, devemos estudar a teologia dessa fé também. Um estudo da teologia das religiões mundiais permite ao cristão preencher a lacuna de entendimento, idealmente, construindo um terreno comum e dissipando a falsidade.

Por que estudar teologia? — Apologética

A apologética é o ato de defender a fé cristã de maneira razoável, e uma boa apologética é fundamentada na teologia. A apologética toma uma perspectiva mais científica da fé cristã e busca defendê-la num mundo que está a tornar-se cada vez mais antagonista. A conversão de homens como Lee Strobel e C. S. Lewis se apoiou em um estudo pessoal de apologética e teologia.

Por que estudar teologia? — Conclusão

Os estudantes de teologia estão buscando a verdade e, ao fazê-lo, encontram-se na agradável companhia dos bereanos: "Os de Bereia tinham mente mais aberta que os de Tessalônica, pois se mostraram muito interessados ao receber a palavra, examinando diariamente as Escrituras para ver se as coisas eram de fato assim" (Atos 17:11). Ao estudar a teologia, o estudante nascido de novo fortalece a sua fé (Colossenses 2:6-7), cresce no seu conhecimento de Cristo (2 Pedro 3:18), participa da sua santificação (João 17:17; Salmos 119:9), discerne a verdade do erro (Salmos 119:160) e se equipa para toda a obra boa (2 Timóteo 3:17).

English



Voltar à página principal em português

Por que eu devo estudar a teologia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries