settings icon
share icon
Pergunta

Por quem Jesus morreu? Jesus morreu por todos?

Resposta


Exatamente por quem Jesus morreu é um ponto de desacordo teológico entre os crentes evangélicos da Bíblia. Alguns cristãos acreditam que Jesus morreu apenas pelos eleitos; essa é a doutrina da expiação limitada, o L no TULIP do calvinismo (limited atonement em inglês). Outros cristãos acreditam que Jesus morreu por todos que viveram ou viverão; essa é a doutrina da expiação ilimitada, mantida pelos arminianos e pela maioria dos calvinistas de quatro pontos, ou amiraldeanos.

A expiação limitada, às vezes chamada de redenção particular, é baseada na doutrina da eleição ou predestinação (Romanos 8:30, 33; Tito 1:1). Uma vez que apenas os eleitos de Deus serão salvos, o raciocínio é que Jesus deve ter morrido apenas por eles. Caso contrário, a morte de Jesus “falhou” com aqueles que não são eleitos. Se Jesus morreu por todos, então o inferno estará cheio de pessoas pelas quais Jesus morreu - Sua expiação foi insuficiente? Se Jesus morreu apenas pelos eleitos, então Sua expiação realizou perfeitamente o seu objetivo. Toda pessoa por quem Jesus morreu estará no céu.

A expiação ilimitada, por outro lado, diz que Jesus morreu por todos, mas apenas aqueles que respondem com fé colherão os benefícios de Seu sacrifício. Em outras palavras, a morte de Jesus foi suficiente para todos, mas apenas eficaz para alguns (aqueles que têm fé). Se Jesus não morreu por todos, o raciocínio é que a oferta de salvação é vazia, pois os não-eleitos não podem ser salvos. O ensino da expiação ilimitada é baseado em versículos como 1 João 2:2: “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo mundo.”

Ter um pensamento teológico correto é uma coisa boa. Somos chamados a ser estudantes da Palavra (2 Timóteo 2:15). Mas nesse ponto, parece que a maioria das pessoas segue um sistema teológico para chegar à sua resposta, em vez da Palavra clara de Deus. Se não fossem por sistemas teológicos (nomeadamente, Calvinismo e Arminianismo), a questão de por quem Jesus morreu provavelmente nunca surgiria - mas surgiu! Um lado diz que, se Cristo não morreu por todos, então não pode haver uma oferta genuína de salvação. O outro lado diz que, se Cristo morreu por alguns que nunca serão salvos, então Sua morte de alguma forma falha em cumprir o seu propósito. De qualquer forma, parece haver um ataque ao caráter de Deus ou à obra de Cristo - ou o amor de Deus é limitado ou o poder de Jesus é limitado. Isso apresenta um dilema desnecessário e cria uma tensão onde não precisa existir. Sabemos que o amor de Deus é infinito (Salmos 107:1) e que o poder de Cristo é infinito (Colossenses 1:16-17). O dilema é falso, criado por nós mesmos.

Em suma, a oferta de salvação é universal - para todos que crerem (Romanos 10:11, 13). Também sabemos que, independentemente de quão ampla é a expiação de Cristo, ela é limitada de certa forma - é eficaz apenas para aqueles que creem (João 3:18).

João 10 oferece mais visão sobre a questão de por quem Jesus morreu. Nessa passagem, vemos que Cristo morreu por Suas ovelhas (João 10:11, 15). Além disso, todos que são Suas ovelhas virão a Ele (versículos 4 e 27), e são mantidos seguros em Cristo (versículos 28-30). No entanto, quando compartilhamos o evangelho, não tentamos "pré-selecionar" os ouvintes da mensagem. Não nos aprofundamos em quem são os eleitos ou por quem Jesus pode ou não ter morrido. Essas discussões distrairiam do objetivo da evangelização. Ao apresentar o evangelho, simplesmente dizemos: "Jesus morreu pelo seu pecado e ressuscitou dos mortos. Sua morte é suficiente para pagar pelos seus pecados, se você colocar sua fé nele." Esta é uma declaração biblicamente precisa e evita tentar ser específico demais. A pregação dos apóstolos no Novo Testamento não tenta se aprofundar mais do que isso.

English



Voltar à página principal em português

Por quem Jesus morreu? Jesus morreu por todos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries