settings icon
share icon
Pergunta

Quem foi o verdadeiro Jesus histórico?

Resposta


Sem dúvida, uma das perguntas mais frequentes é “Quem foi Jesus?” Não há dúvida de que Jesus tem, de longe, o nome mais reconhecido em todo o mundo. Um terço da população mundial – cerca de 2,5 bilhões de pessoas – autodenomina-se cristã. O Islão, que compreende cerca de 1,5 bilhões de pessoas, na verdade reconhece Jesus como o segundo maior profeta depois de Maomé. Dos restantes 3,2 bilhões de pessoas (cerca de metade da população mundial), a maioria já ouviu falar do nome de Jesus ou o conhece.

Se alguém fizesse um resumo da vida de Jesus desde o Seu nascimento até a Sua morte, seria um tanto esparso. Ele nasceu de pais judeus em Belém, uma pequena cidade ao sul de Jerusalém, enquanto o território estava sob ocupação romana. Seus pais se mudaram para o norte, para Nazaré, onde Ele cresceu; portanto, Ele era comumente conhecido como “Jesus de Nazaré”. Seu pai era carpinteiro, então Jesus provavelmente aprendeu esse ofício em Seus primeiros anos. Por volta dos trinta anos de idade, Ele iniciou um ministério público. Ele escolheu uma dúzia de homens de reputação duvidosa como Seus discípulos e trabalhou em Cafarnaum, uma grande vila de pescadores e centro comercial na costa do Mar da Galiléia. De lá, Ele viajou e pregou por toda a região da Galiléia, muitas vezes movendo-se entre os vizinhos gentios e samaritanos com viagens intermitentes a Jerusalém.

Os ensinamentos e a metodologia incomuns de Jesus surpreenderam e perturbaram muitos. Sua mensagem revolucionária, juntamente com milagres e curas surpreendentes, conquistou muitos seguidores. Sua popularidade entre a população cresceu rapidamente e, como resultado, foi notada pelos líderes bem entrincheirados da fé judaica. Logo, esses líderes judeus ficaram com ciúmes e ressentidos com o Seu sucesso. Muitos destes líderes consideraram os Seus ensinamentos ofensivos e sentiram que as suas tradições e cerimônias religiosas estabelecidas estavam sendo prejudicadas. Eles logo conspiraram com os governantes romanos para matá-lo. Foi nessa época que um dos discípulos de Jesus o traiu aos líderes judeus por uma quantia irrisória de dinheiro. Pouco depois, eles o prenderam, arquitetaram uma série de julgamentos simulados organizados às pressas e o executaram sumariamente por crucificação.

Entretanto, diferentemente de qualquer outra na história, a morte de Jesus não foi o fim da Sua história; foi, na verdade, o começo. O Cristianismo existe apenas por causa do que aconteceu depois da morte de Jesus. Três dias após a Sua morte, Seus discípulos e muitos outros começaram a afirmar que Ele havia retornado à vida dentre os mortos. Seu túmulo foi encontrado vazio, o corpo desapareceu e inúmeras aparições foram testemunhadas por muitos grupos diferentes de pessoas, em locais diferentes e em circunstâncias diferentes.

Como resultado de tudo isso, as pessoas começaram a proclamar que Jesus era o Cristo, ou seja, o Messias. Alegaram que a Sua ressurreição validou a mensagem de perdão dos pecados por meio de Seu sacrifício. A princípio, declararam esta boa nova, conhecida como evangelho, em Jerusalém, a mesma cidade onde Ele foi morto. Esses novos seguidores logo se tornaram conhecidos como o Caminho (ver Atos 9:2; Atos 19:9; Atos 19:23; Atos 24:22) e se expandiram rapidamente. Num curto período de tempo, esta mensagem evangélica de fé espalhou-se além da região, expandindo-se até Roma, bem como até aos confins do seu vasto império.

Foi o Dr. James Allan Francis quem escreveu as seguintes palavras que descrevem apropriadamente a influência de Jesus ao longo da história da humanidade:

"Aqui está um homem que nasceu em uma aldeia obscura, filho de uma camponesa. Ele cresceu em outra aldeia. Trabalhou em uma carpintaria até os trinta anos. Depois, por três anos, foi um pregador itinerante.

"Ele nunca teve uma casa. Ele nunca escreveu um livro. Ele nunca ocupou um escritório. Ele nunca teve uma família. Ele nunca foi para a faculdade. Ele nunca colocou o pé dentro de uma cidade grande. Ele nunca viajou trezentos quilômetros para longe do lugar onde nasceu. Ele nunca fez nenhuma das coisas que geralmente acompanham a grandeza. Ele não tinha credenciais além de si mesmo….

"Quando ainda era jovem, a opinião popular se voltou contra Ele. Seus amigos fugiram. Um deles o negou. Ele foi entregue aos Seus inimigos. Ele passou pela zombaria de um julgamento. Foi pregado numa cruz entre dois ladrões. Enquanto Ele estava morrendo, Seus algozes lançaram sortes pela única propriedade que Jesus tinha na terra – a Sua túnica. Quando morreu, Ele foi colocado em uma sepultura emprestada porque Seu amigo teve pena.

“Dezenove longos séculos se passaram e hoje Ele é uma peça central da raça humana e líder da coluna do progresso.

“Estou muito certo quando digo que todos os exércitos que já marcharam, todas as marinhas que já foram construídas; todos os parlamentos que já existiram e todos os reis que já reinaram, juntos, não afetaram a vida do homem nesta terra tão poderosamente quanto aquela vida solitária."

O falecido Wilbur Smith, respeitado estudioso da Bíblia da última geração, escreveu certa vez: “A última edição da Enciclopédia Britânica dá vinte mil palavras para esta pessoa, Jesus, e nem sequer sugere que Ele não existiu – mais palavras, de fato, do que são dadas a Aristóteles, Alexandre, Cícero, Júlio César ou Napoleão Bonaparte.”

George Buttrick, reconhecido como um dos dez maiores pregadores do século XX, escreveu: “Jesus deu à história um novo começo. Em todas as terras ele está em casa. . . . o Seu aniversário é comemorado em todo o mundo. O dia de Sua morte colocou uma forca em todos os horizontes.”

Até o próprio Napoleão admitiu: “Conheço os homens e digo-vos que Jesus Cristo não foi um mero homem: entre ele e qualquer outra pessoa no mundo não há termo de comparação possível”.

English



Voltar à página principal em português

Quem foi o verdadeiro Jesus histórico?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries