settings icon
share icon
Pergunta

O que é o repouso da alma?

Resposta


A expressão "repouso da alma" é usada no catolicismo para se referir ao descanso eterno que uma pessoa experimenta quando entra no céu para estar com Deus. Uma tradicional bênção oferecida por sacerdotes católicos a uma pessoa moribunda contém estas palavras: "Quando, portanto, a tua alma partir do teu corpo, que a resplandecente multidão de anjos te receba: que o tribunal dos apóstolos te receba: que o exército triunfante dos gloriosos mártires saia para te saudar: que a esplêndida companhia de confessores vestidos com suas túnicas brancas te envolva: que o coro das alegres virgens te receba: e que encontres um abençoado repouso no seio dos patriarcas."

Os católicos romanos rezam pelos falecidos para que suas almas encontrem repouso. As orações pelos mortos são baseadas no ensino católico de que a maioria das pessoas não vai diretamente para o céu ou inferno, mas para o purgatório, onde devem sofrer por seus pecados não perdoados. Quando uma pessoa é "purgada" ou purificada de todos os seus pecados, ela tem permissão para entrar no céu, onde encontra o repouso da alma. Orações para que um ente querido falecido conheça o repouso da alma são comumente oferecidas nas Missas de domingo, no vigília pelo falecido e na missa de funeral.

O termo repouso da alma, levado à letra, reflete a verdade bíblica. A palavra repouso significa "descansar" ou "estar pacificamente calmo ou quieto". É verdade que o céu é um lugar de repouso - Lázaro foi "consolado" no paraíso (Lucas 16:25). Onde a doutrina católica se desvia é no ensino de que o repouso da alma deve ser merecido após a morte. A Bíblia ensina que Jesus já pagou pelos nossos pecados e não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo (Romanos 8:1). Segundo as Escrituras, somos salvos pela graça e estamos seguros em nossa posição em Cristo: "Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo imenso amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos pecados, deu-nos vida juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus" (Efésios 2:4–6).

Um verdadeiro cristão - alguém que confia somente em Cristo para a salvação - já tem o repouso da alma; ele está em paz com Deus antes de chegar ao céu, antes da morte do corpo. Jesus disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. Eu não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração nem tenha medo" (João 14:27). Em Romanos 5:1, somos prometidos que, "justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo."

O ensino católico do purgatório e oração pelos mortos não é bíblico. O repouso da alma, fruto da fé salvadora em Cristo, deve ser buscado antes da morte. Uma vez que uma pessoa está morta, não há mais nada que possa ser feito por essa alma. Ou essa pessoa falecida está em juízo eterno ou experimentando a vida eterna com o Senhor. Nossas orações ou ações não mudarão a situação de uma pessoa uma vez que ela morre.

English



Voltar à página principal em português

O que é o repouso da alma?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries