settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado da expiação?

Resposta


Uma série de palavras importantes são usadas na Bíblia para descrever a maneira como os pecadores são justificados diante de Deus. Salvação, justificação, perdão e adoção são algumas palavras usadas com bastante frequência, e a maioria das pessoas provavelmente tem uma compreensão adequada delas porque são usadas também em contextos não teológicos. Expiação é também uma palavra importante, mas muitas pessoas provavelmente têm pouco entendimento do que significa, pois é quase exclusivamente teológica. Uma definição popular é que a expiação é a maneira como somos feitos um com Deus quando costumávamos estar alienados dEle por nossos pecados. No cerne da questão, isto está correto. A expiação, em um momento, não era um termo teológico, mas simplesmente um termo comum que significava "reconciliação" e poderia ser usado em qualquer transação entre duas partes. Com o tempo, passou a ter um significado mais exclusivamente teológico.

A palavra traduzida como "expiar" literalmente significava "cobrir", mas no Antigo Testamento, parece ter assumido o significado teológico de "remover". Mesmo hoje, podemos usar a palavra cobrir para significar "remover": se uma pessoa diz: "Deixe-me lhe dar 20 dólares para cobrir a conta", isso não significa que a dívida será apenas coberta ou escondida ou "varrida para debaixo do tapete", mas será paga e a obrigação será removida.

A palavra expiação é usada mais de 100 vezes no Antigo Testamento, principalmente no Pentateuco, e geralmente está no contexto de um sacrifício, seja um sacrifício de sangue ou o pagamento de uma determinada quantia em dinheiro. A ideia é que uma pessoa ou coisa está impura por causa do pecado ou de algum outro tipo de contaminação. Então, com um pagamento ou sacrifício, a expiação é feita por essa pessoa ou coisa, a qual agora é santa ou aceitável.

Sob a lei, a expiação poderia ser usada para purificar objetos. Por exemplo, deve-se fazer a expiação por uma casa que foi limpa de mofo (Levítico 14:53).

Com mais frequência, a ideia de expiação diz respeito à purificação de uma pessoa que pecou ou se tornou contaminada de alguma forma: por uma mulher após o parto (Levítico 12:8), um leproso que foi curado (Levítico 14:18–19) ou um nazireu que quebrou seus votos, mesmo acidentalmente (Números 6:11). Os usos mais comuns da expiação têm a ver com sacrifícios por um pecador individual (Números 5:7–9), um grupo tal como os levitas antes de realizarem os serviços do templo (Números 8:12), e até mesmo a nação como um todo. Levítico 16 explica o Dia da Expiação em que os pecados de toda a nação são tratados por meio de um sacrifício.

A palavra expiação não é usada no Novo Testamento; no entanto, o conceito está lá. Em 1 Coríntios 15:3, Paulo diz que uma verdade central do evangelho é que Cristo morreu "pelos nossos pecados". Da mesma forma, Gálatas 1:4 diz que Cristo deu a Si mesmo "pelos nossos pecados". Antes da morte de Cristo, nossos pecados nos separavam de Deus. Após a Sua morte pelos nossos pecados, podemos ser reconciliados com Deus. Assim como no Dia da Expiação os pecados da nação eram transferidos para o sacrifício (Levítico 16), nossos pecados foram transferidos para Cristo, e Ele "levou nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro" (1 Pedro 2:24).

Por causa do sacrifício de Cristo, podemos ser salvos, justificados, perdoados e adotados na família de Deus. Não há uma só palavra que possa resumir adequadamente todas as bênçãos que temos em Cristo. Mesmo que a expiação não seja usada no Novo Testamento, é claro que a expiação no Antigo Testamento é o pano de fundo para o sacrifício de Cristo pelos pecadores.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado da expiação?
© Copyright Got Questions Ministries