settings icon
share icon
Pergunta

O que é simplicidade divina?

Resposta


A simplicidade divina é o conceito de que Deus não existe em partes, mas é totalmente unificado, sem atributos distintos e cuja existência é sinônimo de Sua essência. A doutrina da simplicidade divina está relacionada às doutrinas da asseidade divina, transcendência e unidade. Agostinho, Anselmo e Aquino definiram e promoveram essa doutrina.

De acordo com a simplicidade divina, como tradicionalmente entendida, Deus é o centro de todos os atributos divinos, sem forma ou representação física. A simplicidade divina argumenta que Deus não possui qualidades; Ele é essas qualidades. Por exemplo, Deus não possui existência; Ele é a própria existência. Onisciência não é algo que Deus tem; Deus é onisciência. Primeiro João 4:16 diz, em parte: “E conhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos nesse amor. Deus é amor; quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele." A simplicidade divina vê essa afirmação como validando o ponto de que Deus não possui atributos de amor; antes, Ele define o próprio conceito de amor.

Além disso, a simplicidade divina ensina que o que parecem ser várias características de Deus são, na realidade, indivisíveis e indistinguíveis. O amor de Deus é o mesmo que Sua misericórdia, que é o mesmo que Seu conhecimento, que é o mesmo que Sua justiça. Isso teria que ser verdade, por causa do princípio da transitividade: se a = b e a = c, então b = c (se Deus = amor e Deus = existência, então amor = existência).

Teístas tradicionais (aqueles que acreditam que um Deus ou deuses existem) e deístas (aqueles que acreditam que Deus criou o universo e, em seguida, deixou-o sozinho) podem ter poucas objeções ao conceito de simplicidade divina, mas existem algumas dificuldades sérias com isso. Dr. William Lane Craig dissecou as quatro principais reivindicações da simplicidade divina (www.reasonablefaith.org/divine-simplicity, acessado em 5/6/2017):

1. Deus não é distinto de Sua natureza. Esta reivindicação pode ser aceita como verdadeira porque também descreve anjos. Os seres celestiais são quem eles são, sem uma natureza pecaminosa e as qualidades que acompanham essa natureza pecaminosa.

2. As propriedades de Deus não são distintas uma da outra. Esta afirmação não pode ser verdade, porque Deus é uma Pessoa, embora Espírito, e como tal expressa diferentes características em diferentes situações. Por exemplo, rejeição e aceitação não podem estar presentes simultaneamente. Deus rejeitou Eliabe como rei (1 Samuel 16:7). Ele não poderia ao mesmo tempo aceitar Eliabe como rei. Essas propriedades são distintas uma da outra. Além disso, a existência não pode ser idêntica à onisciência, pois existem muitas coisas que existem, mas não são oniscientes.

3. A natureza de Deus não é distinta de Sua existência. Esta afirmação também é problemática. A existência é uma característica de Deus, mas não define Deus. Se a natureza de Deus fosse idêntica à Sua existência, então Ele seria simplesmente o ato de existir; em outras palavras, Deus realmente não teria essência alguma. Esta ideia, diz Craig, "é ininteligível".

4. Deus não tem propriedades distintas de Sua natureza. Esta afirmação parece ser a mais problemática, pois implica que as qualidades de Deus, incluindo as escolhas que Ele faz, existem sem relação com elementos externos. Por exemplo, Deus quis que o Filho morresse pelo pecado (Isaías 53:10). Mas surge a pergunta: e se Deus não tivesse criado o mundo? A morte do Filho ainda seria parte da vontade de Deus? A simplicidade divina diz que sim, porque a Sua natureza seria inalterada.

A simplicidade divina é verdadeira no sentido de que Deus é simples o suficiente para uma criança aceitar (Lucas 18:17). Mas a Sua natureza é complexa e multifacetada. Como tem sido dito, se Deus fosse pequeno o suficiente para caber dentro do cérebro humano, Ele não seria grande o suficiente para ser Deus.

O principal problema com o conceito de simplicidade divina é que retrata o Senhor como uma ideia, em vez de uma Pessoa. A Pessoa de Deus se apresenta para nós em termos humanos, não metafísicos. Ele se chama de Pai (2 Coríntios 6:18). Ele usa comparações terrestres para descrever Seus atributos (Lucas 13:34; Oséias 1:2). E Ele documenta Sua gama de emoções e respostas à nossa obediência ou rejeição a Ele (2 Reis 22:17; Sofonias 3:17). Quando Jesus veio à terra (Filipenses 2:4-11), Ele desfez qualquer ideia de que Deus era apenas um conceito. Jesus trouxe a complexidade do Criador para a casa de um humilde carpinteiro, com mãos e pés, olhos e boca. Ele nos mostrou como Deus é, e a fé significa que acreditamos na Sua palavra (João 10:30; 14:9-11).

English



Voltar à página principal em português

O que é simplicidade divina?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries