settings icon
share icon
Pergunta

Quais são alguns dos sinais da fé salvadora genuína?

Resposta


Esta é uma das questões mais importantes na vida cristã. Muitos crentes duvidam de sua salvação porque não veem sinais de uma fé genuína em suas vidas. Há aqueles que dizem que nunca devemos duvidar da nossa decisão de seguir a Cristo, mas a Bíblia nos incentiva a examinar a nós mesmos para ver se estamos verdadeiramente "na fé" (2 Coríntios 13:5). Felizmente, Deus nos deu instruções amplas de como podemos saber com certeza que temos a vida eterna. A primeira epístola de João foi na verdade escrita para esse propósito, como 1 João 5:13 afirma: "Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que creem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna."

Há uma série de testes em 1 João que podemos usar para examinar a nós mesmos e a nossa fé. Ao avaliarmos esses testes, lembre-se de que ninguém vai cumpri-los perfeitamente o tempo todo, mas eles devem revelar uma tendência consistente que caracteriza as nossas vidas à medida que crescemos na graça.

1. Você gosta de ter comunhão com Cristo e Seu povo redimido? (1 João 1:3)
2. Será que as pessoas diriam que você anda na luz ou nas trevas? (1 João 1:6-7)
3. Você admite e confessa o seu pecado? (1 João 1:8)
4. Você é obediente à Palavra de Deus? (1 João 2:3-5)
5. A sua vida indica um amor por Deus e não pelo mundo? (1 João 2:15)
6. É a sua vida caracterizada por "fazer o que é certo"? (1 João 2:29)
7. Você procura manter uma vida pura? (1 João 3:3)
8. Você vê um padrão decrescente de pecado em sua vida? (1 João 3:5-6) [Nota: Isso se refere a não continuar no pecado como um modo de vida, não a uma ausência total do pecado.]
9. Você demonstra amor por outros cristãos? (1 João 3:14)
10. Você pratica o que prega ou o seu amor é apenas "de boca"? (1 João 3:18-19)
11. Você mantém a consciência limpa? (1 João 3:21)
12. Você tem vitória em sua caminhada cristã? (1 João 5:4)

Se você for capaz de verdadeiramente responder "Sim" a estas perguntas (ou à maioria delas e está tentando melhorar nas outras áreas), então sua vida é o fruto da verdadeira salvação. Jesus disse que é pelos nossos frutos que somos conhecidos como seus discípulos (Mateus 7:20). Ramos infrutíferos – pessoas que professam ser crentes mas que não exibem o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23) - são cortados e jogados no fogo (João 15:2). Uma fé genuína é aquela que não só acredita em Deus (os próprios demônios fazem isso - Tiago 2:19), mas também confessa os pecados e obedece aos mandamentos de Cristo. Lembre-se de que somos salvos pela graça mediante a fé e não por nossas obras (Efésios 2:8-9), mas nossas obras devem mostrar a realidade da nossa salvação (Tiago 2:17-18). Uma genuína fé salvadora sempre produz obras; uma fé que está perpetuamente sem obras não é fé verdadeira e não salva ninguém.

Além dessas confirmações, precisamos nos lembrar das promessas de Deus e da realidade da guerra que estamos enfrentando. Satanás é tão real quanto Jesus Cristo, e é um grande inimigo de nossas almas. Quando nos voltamos para Cristo, Satanás procura por todas as oportunidades para nos enganar e derrotar. Ele vai tentar nos convencer de que somos fracassos indignos ou de que Deus desistiu de nós. Quando estamos em Cristo, temos a garantia de que somos guardados por Ele. O próprio Jesus orou por nós em João 17:11 para que o Pai "protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um." Mais uma vez, no versículo 15, Ele orou: "Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno." Em João 10:27-29, Jesus disse: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai." Se você ouvir e obedecer à voz de Jesus, então você é uma de Suas ovelhas e Ele nunca irá soltá-lo de Sua mão. Jesus deu uma ilustração maravilhosa aqui de cristãos seguramente protegidos por Suas mãos de amor e as mãos do Pai todo-poderoso envolvendo-se em torno das de Jesus, dando-nos uma garantia dupla da segurança eterna.

English



Voltar à página principal em português

Quais são alguns dos sinais da fé salvadora genuína?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries