settings icon
share icon
Pergunta

O que é sinergismo em relação à salvação?

Resposta


Sinergismo vem de uma combinação dos termos gregos para "cooperando" e "energia". Juntos, eles significam "uma força combinada". Quando aplicado à salvação, o termo sinergismo implica que a salvação é realizada através do ato combinado de Deus e do homem. Isso contrasta com o termo monergismo, que vem dos termos gregos para "um" e "energia", e significa "uma única força". Monergismo sugere que Deus é inteiramente, completamente e exclusivamente responsável pela salvação de qualquer pessoa.

O sinergismo é às vezes inferido de certos passagens nas Escrituras. Particularmente importante são Mateus 23:37, onde Jesus lamenta que Jerusalém "não estava disposta" a vir até Ele; e João 5:40, onde Jesus acusa os líderes judeus dizendo: "... mas não quereis vir a mim para terdes vida!" Estas afirmações são indícios de que, de certa forma, uma pessoa pode ser responsabilizada por resistir ao Espírito Santo ou recusar a salvação. Olhando para esses versos - e somente esses versos - pareceria que a salvação é realizada por uma força combinada: um sin-ergon. Deus e o homem devem trabalhar juntos para que alguém seja salvo.

Da mesma forma, 1 Timóteo 2:3–4 e 2 Pedro 3:9 parecem indicar que Deus pelo menos "permite" que alguns se percam, apesar de Seu desejo de que "todos" sejam salvos. A ideia de salvação sendo um convite - algo a ser aceito ou rejeitado - é prevalente no Novo Testamento. Veja também Apocalipse 22:17, João 4:10, João 6:44, 1 Pedro 2:7, e Mateus 22:1–14.

Portanto, dada essas Escrituras, a ideia da culpa humana na salvação não pode ser inteiramente descartada. Deus não salva ninguém separado da fé em Cristo, então o indivíduo deve "cooperar" exercitando a fé. A questão então se torna, de onde vem a fé?

Uma forma estrita de monergismo diz que a fé é inteiramente o presente de Deus, parte da graça que Ele concede a nós (veja Efésios 2:8–9). Deus nos escolhe, nos regenera, nos dá a fé para crer em Cristo e nos sela. Uma forma mais flexível de monergismo sugere que a fé depende da vontade do homem, mas o homem é incapaz de exercitar a fé até que ele receba a graça de Deus. Os teólogos chamam isso de "graça preveniente", que liberta a vontade de um pecador depravado para escolher se (ou não) colocará sua fé em Cristo. Como a fé é habilitada por Deus, não é um trabalho meritório por parte do homem. A fé recebe a graça, mas não é a causa. Adotando essa visão, algumas formas do arminianismo ainda podem reivindicar ser monergistas.

Qualquer forma de sinergismo, que diz que Deus faz parte do trabalho de salvação enquanto a humanidade faz o resto, é falsa. Se uma pessoa tem que despertar a fé, ser batizada, juntar-se a uma igreja, continuar nas boas obras, etc., então isso é sinergismo e é claramente antibíblico. Nenhuma obra ou mérito humano pode ser adicionado à graça de Deus sem destruir a graça (Romanos 11:6).

O pelagianismo e o semi-pelagianismo são formas de sinergismo. O pelagianismo vê a humanidade como basicamente boa e enfatiza a liberdade humana e a força de vontade sobre a graça de Deus. De acordo com o pelagianismo, todos possuímos um poder inerente para escolher a santidade para nós mesmos, sem qualquer intervenção da graça de Deus. O semi-pelagianismo permite que sejamos pecadores, mas não totalmente. Na visão do semi-pelagianismo, somos apenas manchados pelo pecado, e ainda podemos cooperar com a graça de Deus e escolher buscar Cristo por conta própria. A Bíblia refuta o pelagianismo e o semi-pelagianismo: antes de receber a graça de Deus que nos salva, estamos "mortos" em nossos pecados (Efésios 2:1). Sem a graça, somos desamparados.

O sinergismo é antibíblico porque começa com uma pessoa que tem pelo menos uma centelha de vida espiritual; As Escrituras dizem que estamos mortos em nossos pecados (Colossenses 2:13). O sinergismo diz que somos capazes de dar um passo em direção a Deus além da graça, mas as Escrituras dizem que "Não há quem entenda; não há quem busque a Deus" (Romanos 3:11). O sinergismo diz que podemos encontrar Deus no meio do caminho. As Escrituras nos retratam como ovelhas que precisam ser reunidas, prisioneiros que precisam de liberdade e pessoas cegas que precisam de um milagre (Mateus 9:36; Lucas 4:18).

Tanto quanto uma única ideia possa tentar descrever a salvação, o monergismo é a única opção biblicamente viável. A salvação é a obra de Deus, pura e simples. "A salvação vem do Senhor" (Salmos 3:8; c.f. Jonas 2:9; Apocalipse 7:10). O sinergismo nega a graça de Deus e tenta dar algum crédito à humanidade.

English



Voltar à página principal em português

O que é sinergismo em relação à salvação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries