settings icon
share icon
Pergunta

O que é a Teologia do Reino?

Resposta


Em sua definição mais básica, a Teologia do Reino é simplesmente a área da teologia que estuda o Reino de Deus. Nesse sentido, a Teologia do Reino é uma parte legítima e beneficiária da teologia como um todo. Mas também existem movimentos teológicos inteiros rotulados como "teologia do reino", então é necessário tomar cuidado para entender como o termo está sendo usado.

Basicamente, a Teologia do Reino divide a história humana em dois grandes períodos de tempo: a "era do mal presente" e a "era por vir". A primeira começou com a queda do homem e durará até a Segunda Vinda de Cristo. A "era do mal presente" é marcada por pecado, doença, morte, enfermidade, guerra e miséria. Nela, Satanás é visto como o governante do mundo (Efésios 2:2 e 6:12), embora seu reinado seja limitado. A "era por vir" é onde o Reino de Deus irá governar, proporcionando vida eterna e libertação do pecado, da doença e do sofrimento. É um tempo de paz universal na terra e reinado soberano de Deus sobre toda a criação.

Um tipo de teologia do reino é o que às vezes é chamado da visão “já, mas ainda não” do Reino de Deus. Esta visão, popular entre os carismáticos, ensina que os "últimos dias" começaram com a ascensão de Cristo ao céu. Também é chamada de "escatologia inaugurada”, porque a vida, a morte e a ressurreição de Cristo são vistas como a inauguração ou início dos últimos dias. Aqueles que adotam essa visão acreditam que o Reino de Deus já está aqui, mas ainda não foi plenamente consumado.

A Teologia do Reino ensina que, desde a época de Cristo, ambas as eras estão em jogo. Portanto, embora o Reino de Deus já tenha começado (inaugurado por Cristo) e Cristo já esteja governando do céu, os benefícios plenos do Reino ainda não foram totalmente realizados, e ainda sofremos os efeitos da queda. Como o Reino de Deus ainda não está "aqui" em toda a sua glória e poder, os cristãos ainda sofrem de doenças e morte. Até que Cristo retorne fisicamente, não experimentaremos a plenitude do Reino de Deus. Entre os adeptos da Teologia do Reino, há um debate sobre o grau em que o poder do Reino se manifesta hoje. Uma das posições mais extremas é a de que Deus já livrou o mundo da doença e da morte, se apenas tivéssemos fé suficiente para crer.

A Teologia do Reino se tornou um ensino popular no movimento vineyard e foi adotada por líderes carismáticos como John Wimber. Uma distorção da Teologia do Reino influenciou o Movimento da Chuva Serôdia e outros sistemas teológicos aberrantes. Alguns grupos não veem distinção entre as duas eras e assumem que os benefícios plenos do Reino estão disponíveis agora. Isso leva a muitas reivindicações absurdas e bíblicas em relação a milagres, à habilidade de um cristão de viver completamente livre de doença e infortúnio e outros erros.

Levando o conceito bíblico da Teologia do Reino a extremos não-bíblicos, alguns afirmam que os milagres realizados por modernos "profetas e apóstolos" são maiores do que qualquer coisa feita pelos apóstolos originais. Este ensino errôneo gerou todo um movimento de ensinamentos não-bíblicos e às vezes heréticos, como a Teologia do Reino Agora e a Teologia do Domínio. O ensinamento também é popular entre os professores do "Evangelho da Prosperidade".

A premissa básica da Teologia do Reino - que o Reino de Deus está em vigor agora - é verdadeira. Deus é o governante soberano de todas as coisas, e sabemos pelas Escrituras que Jesus Cristo está "à direita de Deus" (Atos 7:56). Jesus é "o Senhor e o Cristo" (Atos 2:36). Onde alguns proponentes da Teologia do Teino erram é na crença de que todas as promessas do Antigo e Novo Testamento do Reino de Deus se aplicam diretamente aos cristãos hoje.

O ensino de que a salvação traz uma cura total de todas as doenças e problemas agora não vem das Escrituras. Jesus disse que o seu reino não é "deste mundo" agora (João 18:36), e ele ensinou seus discípulos a orar: "Venha o teu Reino" (Lucas 11:2). As promessas do Reino aguardam um futuro e mais completo cumprimento na Segunda Vinda de Cristo.

Formas extremas da Teologia do Reino, como a doutrina do Reino Agora, têm muitos problemas. Primeiramente, tais ensinamentos diminuem a necessidade de Jesus voltar. Afinal, se o Reino de Deus totalmente realizado está em vigor para os cristãos hoje, por que Cristo precisa retornar? Em segundo lugar, a Teologia do Reino Agora faz de Deus dependente do homem e de sua fé; para que Deus realize a sua vontade, devemos ter fé e reivindicar as promessas (geralmente tiradas de contexto). O controle de Deus é diminuído e a sua soberania é atacada por muitos professores do Reino Agora. O homem controla o seu próprio destino através de suas palavras e do poder de sua fé.

Partindo do falso ensino de que Deus "perdeu o controle" da terra quando Adão e Eva pecaram, os expoentes da teologia extrema do reino acreditam que Deus tem procurado um "povo da aliança" que retomará o controle da terra de Satanás. Através do poder de sua fé e seguindo os "apóstolos e profetas dos últimos dias," a igreja retomará o domínio dos reinos deste mundo - incluindo os "reinos" da doença e problemas financeiros. Aqueles que abraçam este ensino esperam que, como o povo da aliança de Deus, tomarão o controle do governo, educação, ciência, e todos os outros aspectos do mundo. Eles acreditam que isso será alcançado à medida que os crentes usam os dons milagrosos do Espírito antes do retorno de Cristo.

A Teologia do Reino, quando corretamente entendida, é certamente compatível com o verdadeiro cristianismo bíblico. O perigo surge daqueles que distorcem a construção teológica em uma doutrina não-bíblica. Os proponentes da teologia do reino podem variar de professores e pastores bíblicos sólidos a hereges flagrantes. Devemos ter cuidado para não generalizar todo o movimento e, em vez disso, julgar cada professor ou igreja comparando o que estão ensinando com as Escrituras.

English



Voltar à página principal em português

O que é a Teologia do Reino?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries