settings icon
share icon
Pergunta

O que é teologia radical?

Resposta


A teologia radical, a ser distinguida da ortodoxia radical, foi um ceticismo que se desenvolveu em algumas igrejas nos anos 1960 e afirma que uma pessoa não pode realmente conhecer a natureza de Deus ou falar do divino de maneira significativa. A teologia radical defendia uma religião de envolvimento secular em vez de preocupação com a salvação de outro mundo. Em outras palavras, o que importa é o aqui-e-agora, não alguma esperança no céu por uma vida eterna adiante.

A teologia radical cedeu à sociedade secular. "O homem moderno" não aceitava mais a visão tradicional do Deus cristão, então os teólogos radicais cederam e afirmaram que a fé em Deus não é mais possível. Nesta visão, a teologia está basicamente morta, já que não podemos realmente conhecer Deus. As pessoas na igreja têm a responsabilidade de deixar para trás a forma e a estrutura da igreja, abandonar suas ideias antiquadas sobre Deus e engajar a sociedade contemporânea. Em vez de pregar sobre a salvação da alma, precisamos defender os valores humanos universais. Falar de Deus é inútil, mas ainda podemos seguir "Cristo" - que, de acordo com a teologia radical, é puramente humano e não divino, mas ainda assim é um exemplo inspirador para nós.

A teologia radical representou uma desconstrução e uma reinvenção da teologia tradicional. O movimento procurou "desigrejar" o cristianismo para formar uma religião "nova e melhorada" mais aceitável ao espírito da época. A fé não eclesiástica resultante teve que redefinir quem era Jesus e repriorizar tudo o que havia sido importante na igreja. Pode-se dizer que a teologia radical via a fé através da lente do secular.

Líderes do movimento incluíram William Hamilton, Paul Van Buren e Thomas J. J. Altizer. A teologia radical nunca se coalesceu em uma única escola de pensamento devido a pontos de vista teológicos amplamente divergentes. No entanto, elementos comuns dentro do movimento foram a irrelevância do Deus transcendente, a inutilidade do cristianismo tradicional para o homem contemporâneo, a rejeição da igreja organizada, a negação da divindade de Cristo e a necessidade de envolvimento e ativismo secular.

A teologia radical praticamente desapareceu após os movimentos pelos direitos civis dos anos 1960, mas teve consequências de grande alcance, influenciando a "morte de Deus" da teologia, a teologia liberal moderna e os movimentos de justiça social. A teologia radical desvia da ortodoxia bíblica de várias maneiras, mas talvez mais notavelmente na ideia de um Cristo puramente humano, em vez do divino encarnado, totalmente Deus e totalmente homem, apresentado nas Escrituras (veja João 1:1–4; 10:30; Tito 2:13; Salmo 102:12; Hebreus 1:11–12; Apocalipse 1:8). A teologia radical não é uma expressão do pensamento cristão; ao contrário, adere mais de perto ao pós-modernismo e representa uma tentativa de pessoas religiosas de acomodar o humanismo secular.

English



Voltar à página principal em português

O que é teologia radical?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries