settings icon
share icon
Pergunta

Testemunhar para os católicos - qual é a chave?

Resposta


Para saber melhor como testemunhar para os católicos, é bom conhecer algumas das coisas que tornam os católicos resistentes à ideia de ser “nascido de novo”.

Os católicos são doutrinados desde cedo, e uma barreira à verdade bíblica é cuidadosamente erguida em suas mentes. Os católicos são ensinados que tudo que vem de Roma tem precedência sobre a Bíblia. "Se o Papa diz, deve ser verdade" é uma mentalidade cultivada. Infelizmente, os católicos não são ensinados a pensar por si próprios, e muitos não sabem por que acreditam no que acreditam. Muitos católicos não têm nenhum conceito do que está escrito na Bíblia, além das duas ou três passagens que são lidas durante a missa.

Além disso, a natureza humana sendo o que é, qualquer ameaça ao sistema de crenças é automaticamente resistida. A confrontação apologética tende a tornar os católicos defensivos e a erguer paredes. Atacar diretamente a apostasia do ensino católico é o caminho errado; os católicos foram informados para esperar isso dos “protestantes”, então a maioria deles está preparada para a confrontação ou simplesmente corta a comunicação. Portanto, em geral, confrontar um amigo católico com as doutrinas não bíblicas de sua igreja é autodestrutivo. Geralmente é melhor apontar suavemente para a Escritura e sua autoridade como a Palavra de Deus. Nunca subestime o poder da Palavra de Deus para mudar o coração de uma pessoa (Hebreus 4:12).

A simplicidade do evangelho é o que mais falará aos católicos. Essa é a “chave” para testemunhar a eles. Em muitos aspectos, a Igreja Católica isola as pessoas de Deus, que só podem ser abordadas por meio de sacerdotes e santos, e então apenas com as orações, penitências e piedades adequadas. A Bíblia nos ensina “a simplicidade e pureza de devoção a Cristo” (2 Coríntios 11:3). Jesus estende o convite a todos: “Vem! E quem ouve, diga: Vem! Quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida” (Apocalipse 22:17). “Quem tem o Filho tem a vida” (1 João 5:12). Tal simplicidade apela àqueles que trabalham sob um sistema baseado em mérito de obras religiosas.

Alcançar o coração de um católico é um processo gradual. A armadura que ele usa deve ser tirada, peça por peça, à medida que surgem dúvidas em sua mente sobre o que lhe foi ensinado. A ideia é “atraí-lo” e fazê-lo fazer perguntas sobre sua própria fé. Os católicos precisam estar “espiritualmente sedentos” para buscar respostas válidas. Quando surgem suas perguntas, queremos estar em posição de respondê-las a partir da Bíblia. É fácil condenar simplesmente o que alguém acredita, mas isso pode facilmente levar a uma oportunidade perdida para um testemunho adicional. Um católico deve ver a verdade por si mesmo.

Obviamente, não é preciso dizer que nós, que testemunhamos aos católicos, devemos estar na Palavra e “orar”. Devemos ser compassivos, não antagonistas, e devemos deixar o Espírito Santo nos guiar. Nossa oração deve ser mais ou menos assim: “Senhor, Tu conheces o coração e os motivos desta pessoa. Dá-me as palavras que ela precisa ouvir. ”

Como incentivo, aqui está um depoimento de um ex-católico: “Recordo que o que me ministrou foi primeiramente ouvir a Palavra várias vezes e depois a incrível realização de que eu poderia conhecer o Senhor pessoalmente. Para mim, todas as outras doutrinas católicas que estavam erradas gradualmente se foram depois que nasci de novo e continuei a ler a Palavra."

English



Voltar à página principal em português

Testemunhar para os católicos - qual é a chave?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries