settings icon
share icon
Pergunta

O que é a tradição apostólica?

Resposta


A frase tradição apostólica não é encontrada na Bíblia, mas o termo é usado para se referir aos ensinamentos dos apóstolos transmitidos à igreja. De acordo com a Igreja Católica Romana, a tradição apostólica é “a transmissão da mensagem de Cristo, ocorrida desde o início do Cristianismo por meio da pregação, do testemunho, das instituições, do culto e dos escritos inspirados. Os apóstolos transmitiram tudo o que receberam de Cristo e aprenderam com o Espírito Santo a seus sucessores, aos bispos, e por meio destes a todas as gerações até o fim do mundo” (Compendium of the Catechism of the Catholic Church). Entre os católicos, a tradição apostólica é vista como uma revelação especial de Deus, distinta da Palavra escrita, que os apóstolos transmitiram à igreja primitiva. É um complemento autoritário da Escritura.

2 Tessalonicenses 2:15 menciona “tradição” em algumas traduções: “Assim, irmãos, ficai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas oralmente ou por carta nossa”. Algumas traduções simplesmente dizem “ensinamentos.” Paulo cita tanto seu ensino oral quanto suas epístolas escritas como autoritárias para a igreja. Não há nada aqui, porém, que sugira sucessão apostólica ou um corpo duradouro de tradição oral distinta da Palavra escrita. Paulo, que já ensinava há muitos anos antes de escrever qualquer epístola, está simplesmente dizendo que suas instruções anteriores dadas em Tessalônica devem ser seguidas, assim como as contidas em sua primeira carta a eles. Em outras palavras, Paulo está dizendo, “Mantenha-se firme no que ensinei diretamente, seja o que disse quando estava com você, ou escrevi depois que parti.” O que Paulo ensinou à igreja tessalonicense pode ser encontrado na Bíblia. Não há nada em 2 Tessalonicenses 2:15 que ensine a aceitação do ensino indireto “tradicionalmente” atribuído aos apóstolos.

Da mesma forma, quando Paulo instruiu Timóteo a passar seu ensino para outros, ele não estava se referindo a uma transmissão oral de tradição a ser passada durante o período da igreja primitiva. Eis o que ele disse: “O que ouviste de mim, diante de muitas testemunhas, transmite a homens fiéis e aptos para também ensinarem a outros” (2 Timóteo 2:2). As verdades que Paulo ensinou referem-se aos ensinamentos que agora podem ser encontrados no conjunto de seus escritos, que ocupam 13 dos 27 livros do Novo Testamento.

Embora os credos cristãos e os escritos dos primeiros pais da igreja tenham valor e possam ser usados como fontes secundárias para o estudo de questões bíblicas, a Bíblia sozinha é a única autoridade na vida de um cristão. Homens como Irineu e Orígenes fornecem percepções sobre os ensinamentos da igreja primitiva, mas seus escritos não são inspirados e às vezes até contêm teologia falha. Em contraste, a Escritura contém o que os apóstolos explicitamente transmitiram para o ensino da igreja (1 Coríntios 15:3–4; 2 Timóteo 3:16–17; 2 Pedro 1:16, 20–21). Não precisamos de uma tradição oral transmitida durante os primeiros séculos da história da igreja.

Apesar da crença da Igreja Católica, os ensinamentos autoritários dos apóstolos são encontrados unicamente na Escritura, não na tradição apostólica. Os cristãos não precisam recorrer aos escritos da igreja primitiva para ler e interpretar a Bíblia. Ler credos e as obras de pessoas como Papias ou Clemente de Roma pode ser esclarecedor, mas essas obras não devem ser consideradas como autoritárias na determinação da fé e doutrina de um cristão.

English



Voltar à página principal em português

O que é a tradição apostólica?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries