settings icon
share icon
Pergunta

Quais são as virtudes teológicas?

Resposta


As virtudes teológicas são fé, esperança e amor (por vezes escritas como "caridade"). Uma virtude é uma excelente qualidade moral (www.dictionary.com/browse/virtue), e as virtudes teológicas são as virtudes mais excelentes que os seres humanos podem ter, pois só vêm de Deus e levam de volta a Deus. Na teologia católica, as virtudes teológicas são muitas vezes comparadas às virtudes cardinais, como autodisciplina e coragem, que são virtudes humanas desenvolvidas pelo conhecimento e pela tomada de decisões corretas.

A fé é a virtude da crença em Deus. A esperança é a virtude de ter confiança em nossa vida eterna em Cristo. O amor é a virtude de buscar o que é melhor para o amado. A primeira pessoa a usar o termo virtudes teológicas foi o filósofo Tomás de Aquino (1225—1274) em seu texto Summa Theologiae (Wawrykow, J., “The Theological Virtues,” The Oxford Handbook of Aquinas, Davies and Stump, ed., Oxford University Press, 2012).

Aquino e muitos depois dele baseiam este agrupamento de virtudes teológicas no famoso tratado do apóstolo Paulo sobre o amor em 1 Coríntios 13, que termina no versículo 13: “Portanto, agora permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor. Mas o maior deles é o amor.” Na Summa Theologiae, Aquino escreveu: “Estas virtudes são chamadas divinas, não como se Deus fosse virtuoso por causa delas, mas porque por meio delas Deus nos torna virtuosos e nos conduz a Si mesmo” (Questão 62, Artigo 1, Resposta à Objeção 2).

Uma das bênçãos da salvação pela graça através da fé é ter os dons da fé, da esperança e do amor. Pedro não lista as "virtudes teológicas", mas ele se refere às grandes bênçãos dos dons de Deus: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos regenerou para uma viva esperança, segundo a sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que não perece, não se contamina nem se altera, reservada nos céus para vós” (1 Pedro 1:3–4).

É apenas pelo poder do Espírito Santo que reside em nós que podemos realmente ter as "virtudes teológicas" de fé, esperança e amor. Verdadeiramente estes dons vêm de Deus.

Primeira Coríntios 13 termina com foco na virtude teológica preeminente: “O maior destes é o amor” (versículo 13). O amor é “o clímax de [a natureza de Deus]; é o cumprimento de todo o dever; é a coroa e o fecho de todas as perfeições” (MacLaren, A., Expositions Of Holy Scripture). O apóstolo João centra-se no amor de Deus e no que isso se parece em nossas vidas: “Amados, amemos uns aos outros, porque o amor é de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. O amor de Deus para conosco manifestou-se no fato de Deus ter enviado seu Filho unigênito ao mundo para que vivamos por meio dele” (1 João 4:7–9).

A imagem final do amor de Deus por nós está na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo (1 João 4:10). Nossa fé nele nos dá a esperança de que precisamos, e o resultado é um amor por Ele, que nos liberta para amar ao próximo.

English



Voltar à página principal em português

Quais são as virtudes teológicas?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries