settings icon
share icon
Pergunta

O que é um xale de oração?

Resposta


O xale de oração judaico é uma vestimenta franjada usada pelos homens judeus por cima de suas roupas usuais na sinagoga, especialmente durante as manhãs, o Sabbath e outros serviços religiosos. O nome hebraico para esse xale de oração é tallit, que simplesmente significa "uma túnica", "uma capa", "um manto". O xale de oração judaico é geralmente feito de lã ou seda e costuma ser comprido o suficiente para cobrir a maior parte do corpo, com franjas especiais torcidas e atadas em cada um de seus quatro cantos. Nos tempos modernos, não é incomum ver os homens judeus usarem um xale de oração de seda que não passa de um lenço ao redor do pescoço. Os homens judeus ultra-ortodoxos usam o xale de oração sobre a cabeça quando recitam as orações mais importantes.

Embora a palavra hebraica tallit não seja encontrada na Escritura, o mandamento bíblico para os israelitas usarem uma vestimenta "franjada" ou "com borlas" pode ser encontrada na Torá, na qual Deus diz a Moisés: "Fala aos israelitas que façam franjas nas bordas das suas vestes pelas suas gerações; e que ponham um cordão azul nas franjas das bordas. O cordão ficará nas franjas, para que, ao vê-lo, vos lembreis de todos os mandamentos do SENHOR e obedeçais a eles; e para que o vosso coração ou os vossos olhos não vos arrastem para a infidelidade, como já tem acontecido; para que vos lembreis de todos os meus mandamentos e obedeçais a eles, e sejais santos para com o vosso Deus" (Números 15:38–40). E também, "porás franjas nos quatro cantos da manta com que te cobrires" (Deuteronômio 22:12). Portanto, a intenção original por trás dessa vestimenta franjada era lembrar os israelitas dos mandamentos de Deus. Segundo o entendimento judaico, o valor numérico da palavra hebraica tzitzit (franjas) é 600. Cada uma das franjas contém 8 fios e 5 nós, totalizando 613. Segundo o judaísmo rabínico, esse número corresponde aos 613 mandamentos contidos na Torá.

Os xales de oração judaicos estão sendo promovidos e comercializados hoje em dia nos movimentos messiânicos e das Raízes Hebraicas, e também começaram a aparecer em algumas comunidades cristãs tradicionais. Alguns cristãos acreditam que, se a vestimenta com franjas é uma roupa que Jesus usava, então ela deve (ou tem que) ser usada por crentes cristãos hoje em dia, tanto judeus como gentios, caso desejem observar a Torá de acordo com as leis que Deus ordenou. Para isso, é importante dizer que os crentes no Messias judeu devem evitar se envolver em práticas prejudiciais. É uma coisa recuperar as fundações judaicas da fé cristã; é outra completamente diferente seguir observâncias ou tradições que nos prendem e nos colocam novamente sob um jugo de servidão legal.

Não é exigido nem solicitado que o povo da Nova Aliança de Deus use o xale de oração ou qualquer outro tipo de vestimenta com franjas. No entanto, muitos crentes messiânicos e gentios bem-intencionados parecem confundir a ideia de Torá com a de aliança e, portanto, falham em "manejar bem a palavra da verdade" (2 Timóteo 2:15). A Lei de Moisés foi dada à nação de Israel e destinada a funcionar como "tutora" para receber e entender o ensinamento superior do Messias (Gálatas 3:19–25). Seguidores de Jesus, o Messias, tanto judeus como não judeus, são advertidos a não reverter ao pensamento infantil, mas a compreender assuntos espirituais com maturidade (1 Coríntios 13:11; 14:20; Hebreus 5:12–14). Não fazer a distinção adequada entre a Lei e o evangelho da graça sempre leva à confusão doutrinária dentro da comunidade da aliança do povo de Deus.

Mesmo os mais zelosos entre o povo judeu não puderam suportar o fardo do jugo da Lei de Moisés (veja Atos 15). Nós, que seguimos Jesus, o Messias judeu, somos agora guiados pelo Espírito de Deus como filhos de Deus e, portanto, não estamos mais sujeitos a regulamentos religiosos que nos ordenam: "não toque, não prove, não maneje". Somos agora chamados a buscar as coisas do alto, onde o Messias reina (Colossenses 2:20–3:1). Seguidores de Jesus têm "uma aliança melhor, firmada sobre melhores promessas" (Hebreus 8:6), e a Lei era apenas uma sombra de algo maior que foi prometido pelos profetas; esse "algo maior" é Jesus Cristo (2 Coríntios 3:18; 4:6).

English



Voltar à página principal em português

O que é um xale de oração?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries