settings icon
share icon
Pergunta

Deus ajuda aqueles que se ajudam a si mesmos - isso está na Bíblia?

Resposta


"Deus ajuda aqueles que se ajudam" é provavelmente a frase mais citada que não se encontra na Bíblia. Esse ditado é geralmente atribuído a Ben Franklin, citado no Almanaque do Pobre Ricardo em 1757. Na verdade, ela se originou de Algernon Sydney em 1698 em um artigo intitulado Discourses Concerning Government (Discursos sobre o governo). Seja qual for a fonte original desse ditado, a Bíblia ensina o contrário. Deus ajuda os desamparados! Isaías 25:4 declara: "Pois tens sido a fortaleza do pobre, a fortaleza do necessitado na hora da angústia, refúgio contra a tempestade e sombra contra o calor, quando o sopro dos opressores vem contra o muro como a tempestade..." Romanos 5:6 nos diz: "Ora, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios no tempo adequado."

Em termos de salvação, estamos todos totalmente desamparados. Estamos todos infectados pelo pecado (Romanos 3:23) e condenados como resultado desse pecado (Romanos 6:23). Nada que possamos fazer por nós mesmos pode remediar essa situação (Isaías 64:6). Felizmente, Deus é o ajudante dos desamparados. Enquanto ainda éramos pecadores, Jesus morreu por nós (Romanos 5:8). Jesus pagou a penalidade que éramos incapazes de pagar (2 Coríntios 5:21). Deus forneceu a "ajuda" de que precisamos exatamente porque não podíamos nos ajudar.

Além da salvação, talvez haja uma maneira de o conceito "Deus ajuda aqueles que se ajudam" estar correto. Por exemplo, se você me pedisse para ajudá-lo a mover um móvel, mas depois ficasse me observando enquanto eu movia o móvel para você, eu não o estaria ajudando de fato. Eu estaria fazendo o trabalho por você. Muitos cristãos caem na armadilha da inatividade. Muitos cristãos pedem ajuda a Deus, mas esperam que Ele faça tudo sozinho. Eles justificam isso apontando para o fato de que Deus providenciará de acordo com a Sua vontade e no Seu tempo. Entretanto, essa não é uma razão para a inatividade. Como exemplo específico, se você está precisando de um emprego, peça ao Senhor para ajudá-lo a encontrar um emprego - mas depois seja ativo na procura de um emprego. Embora esteja em Seu poder fazer isso, é altamente improvável que Deus faça com que os empregadores venham procurá-lo!

English



Voltar à página principal em português

Deus ajuda aqueles que se ajudam a si mesmos - isso está na Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries