settings icon
share icon
Pergunta

Como posso saber quando Deus está me dizendo para fazer alguma coisa?

Resposta


Ore, especialmente quando você não tiver certeza da vontade de Deus para a sua vida. "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida." (Tiago 1:5). "Descansa no SENHOR e espera nele" (Salmo 37:7). Se não souber o que orar, você sempre pode personalizar e orar versículos como: "Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma" (Salmo 143:8) e "Guia-me na tua verdade e ensina-me"(Salmo 25:5).

A principal maneira em que Deus nos ordena é através da Sua Palavra. "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Timóteo 3:16). Se a Escritura ordena algo de nós, não há necessidade de hesitar e se perguntar se é realmente a vontade de Deus para a nossa vida. Ele se importa tanto conosco que já nos deu um guia simples e claro para a vida - a Bíblia. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos" (Salmo 119:105). "A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices" (Salmo 19:7). "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra" (Salmo 119:9). Da mesma forma, Deus nunca se contradiz, então Ele nunca vai pedir que você faça algo contraditório às Escrituras. Ele nunca vai pedir que você peque. Ele nunca vai lhe pedir para fazer algo que Jesus Cristo não faria. Precisamos mergulhar na Bíblia para que possamos saber quais ações são de acordo com os padrões de Deus. "Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido" (Josué 1:8).

Os cristãos também têm o Espírito Santo para discernir o que é, ou não é, a vontade de Deus para nossas vidas. "o Espírito da verdade... vos guiará a toda a verdade" (João 16:13). Às vezes, o Espírito Santo ou agita a nossa consciência quando estamos tomando uma decisão errada, ou nos acalma e encoraja quando estamos nos inclinando na decisão certa. Mesmo quando não intervém de forma tão perceptível, podemos ter confiança de que Ele está sempre no comando. Às vezes, Deus vai alterar uma situação sem darmos conta de Ele agiu. "O Senhor te guiará continuamente" (Isaías 58:11).

Se Deus estiver chamando você para dar um salto de fé, seja encorajado por Sua presença. "Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares" (Josué 1:9). E lembre-se: "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pedro 5:7). "Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas" (Provérbios 3:5-6).

O que não devemos fazer é esperar ouvir vozes de Deus. Há uma tendência perigosa de hoje, onde as pessoas procuram ouvir a "palavra do Senhor", alheios ao que Ele já nos deu na Bíblia. "O Senhor me disse. . . " tornou-se o mantra do Cristianismo que depende do combustível da experiência. Infelizmente, o que Ele "diz" a uma pessoa muitas vezes contradiz o que Ele "diz" a outra, e estas revelações extra-bíblicas têm provado ser muito divisivas, destruindo igreja após igreja quando a experiência de uma pessoa tem precedência sobre a de outra. Isso resulta em caos, beneficiando ninguém, exceto Satanás, o qual gosta de semear a discórdia entre os crentes. Devemos fazer o apóstolo Pedro o nosso exemplo nesses assuntos. Apesar da experiência milagrosa no Monte da Transfiguração, onde ele viu o Cristo glorificado falando com Moisés e Elias, Pedro recusou-se a contar com essa experiência, declarando: "Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo. Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso... " (2 Pedro 1:18-19).
English



Voltar à página principal em português

Como posso saber quando Deus está me dizendo para fazer alguma coisa?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries