settings icon
share icon
Pergunta

Deus odeia camarão?

Resposta


O argumento essencial do GodHatesShrimp.com é que não deveríamos condenar a homossexualidade como pecado com base no Antigo Testamento porque o Antigo Testamento também se refere a comer certos tipos de frutos do mar (inclusive camarão) como uma abominação, mas os cristãos não têm nenhum problema em comer camarão ou qualquer outro alimento proibido. O argumento "Deus odeia camarão" tem alguma validade? Sim e não.

Primeiro, é importante observar que o título "Deus odeia camarão" é uma reação a um grupo específico de manifestantes anti-homossexualidade que são famosos por promover o ditado "Deus odeia bichas". O argumento é que, se Deus odeia os homossexuais, com base na Lei do Antigo Testamento, então Deus também odeia aqueles que comem camarão. No entanto, a Bíblia não diz em lugar algum que Deus odeia os homossexuais. Há listas de coisas que Deus odeia no Antigo Testamento (ver Provérbios 6:16-19), e a homossexualidade não consta da lista. Sim, a homossexualidade é um pecado, e sim, Deus odeia o pecado. Mas, novamente, a Bíblia não diz em lugar algum que Deus odeia os homossexuais ou que a homossexualidade é mais difícil de ser perdoada por Deus.

Voltando ao argumento "Deus odeia camarão", ele é válido? Sim e não. Em primeiro lugar, um cristão nunca deve apresentar um argumento usando exclusivamente a Lei do Antigo Testamento. Jesus cumpriu a Lei, encerrando suas exigências (Romanos 10:4; Gálatas 3:23-25; Efésios 2:15). Se você usar a Lei do Antigo Testamento como único argumento para que a homossexualidade seja um pecado, então também deve declarar que tudo o que a Lei proíbe é pecado: comer camarão, usar roupas de tecidos mistos, semear tipos diferentes de sementes no mesmo campo, etc. Não, Jesus cumpriu a Lei. Os cristãos não estão sujeitos à Lei do Antigo Testamento, mas sim à Lei de Cristo (Mateus 22:37-39; Gálatas 6:2).

Então, se a Lei do Antigo Testamento não pode ser usada exclusivamente para argumentar que a homossexualidade é pecaminosa, por que então os cristãos acreditam que a homossexualidade é pecaminosa? A resposta é que o Novo Testamento também declara clara e explicitamente que a homossexualidade é imoral e antinatural (Romanos 1:26-27; 1 Coríntios 6:9). O Novo Testamento confirma a ordem do Antigo Testamento contra a homossexualidade, explica por que a ordem existia e argumenta por que a homossexualidade deve continuar a ser considerada pecaminosa. O que dizer então do camarão? Deus ainda odeia camarão? Não. O próprio Jesus "declarou puros todos os alimentos" (Marcos 7:19). Mais tarde, Jesus confirmou isso em uma visão para Pedro (Atos 10:15). Embora o Novo Testamento confirme que a homossexualidade é pecaminosa, ele indica claramente que as leis alimentares são nulas e sem efeito. Deus nunca odiou o camarão. Em vez disso, Deus proibiu o consumo de camarão para distinguir a dieta dos israelitas da das nações vizinhas e, provavelmente, devido ao fato de que, por se alimentarem no fundo do mar, os camarões não são muito saudáveis.

O que devemos aprender com o argumento "Deus odeia camarão" é que devemos usar a palavra de Deus de forma consistente, "manejando corretamente a palavra da verdade" (2 Timóteo 2:15). Como crentes da Nova Aliança, não devemos usar a Lei do Antigo Testamento como base exclusiva para nossa moralidade. Em vez disso, devemos estudar todo o conselho das Escrituras e viver de acordo com ele.

English



Voltar à página principal em português

Deus odeia camarão?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries