settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o poder do Espírito Santo?

Resposta


O poder do Espírito Santo é o poder de Deus. O Espírito, a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, tem aparecido em toda a Escritura como um Ser através de quem e por quem grandes obras de poder são manifestas. O Seu poder foi visto pela primeira vez no ato da criação, pois foi pelo Seu poder que o mundo passou a existir (Gênesis 1:1-2; Jó 26:13). O Espírito Santo também habilitou homens no Antigo Testamento a realizarem a vontade de Deus: "Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi" (1 Samuel 16:13, ver também Êxodo 31:2-5; Números 27:18). Embora o Espírito não tenha permanentemente habitado o povo de Deus no Antigo Testamento, Ele trabalhou através deles e deu-lhes poder para alcançar coisas que não teriam sido capazes de realizar por conta própria. Todos os grandes feitos da força de Sansão estão diretamente atribuídos ao Espírito vindo sobre ele (Juízes 14:6,19; 15:14).

Jesus prometeu o Espírito como um permanente guia, professor, selo da salvação e consolador para os crentes (João 14:16-18). Ele também prometeu que o poder do Espírito Santo ajudaria os Seus seguidores a proclamarem a mensagem do evangelho ao redor do mundo: "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra" (Atos 1: 8). A salvação de almas é uma obra sobrenatural que só é possível pelo poder do Espírito Santo trabalhando no mundo.

Quando o Espírito Santo desceu sobre os crentes em Pentecostes, não foi um evento tranquilo, mas um poderoso. "Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem" (Atos 2:1-4). Imediatamente depois, os discípulos falaram às multidões reunidas em Jerusalém para a Festa de Pentecostes. Estas pessoas vieram de uma variedade de nações e, portanto, falavam muitas línguas diferentes. Imagine a sua surpresa e espanto quando os discípulos falaram com elas em sua própria língua (versículos 5-12)! Claramente, isso não era algo que os discípulos poderiam ter realizado por conta própria sem muitos meses - ou mesmo anos - de estudo. O poder do Espírito Santo manifestou-se a um grande número de pessoas naquele dia, resultando na conversão de cerca de 3.000 (versículo 41).

Durante o Seu ministério terreno, Jesus foi enchido pelo Espírito Santo (Lucas 4:1), conduzido pelo Espírito (Lucas 4:14), e habilitado a realizar milagres pelo Espírito (Mateus 12:28). Depois de Jesus ter subido ao céu, o Espírito equipou os apóstolos a realizar milagres também (2 Coríntios 2:12; Atos 2:43; 3:1-7; 9:39-41). O poder do Espírito Santo se manifestou entre todos os crentes da igreja primitiva através da dispensação dos dons espirituais, tais como falar em línguas, profecia, ensino, sabedoria e muito mais.

Todos aqueles que depositam a sua fé em Jesus Cristo são imediatamente e permanentemente habitados pelo Espírito Santo (Romanos 8:11). Além disso, embora alguns dos dons espirituais tenham cessado (por exemplo, falar em línguas e profecia), o Espírito Santo ainda trabalha nos crentes e através deles para realizar a Sua vontade. O Seu poder nos guia, nos convence, nos ensina e nos equipa para fazer o Seu trabalho e proclamar o evangelho. A poderosa habitação do Espírito Santo é um dom incrível que nunca devemos deixar de encarar seriamente.
English



Voltar à página principal em português

Qual é o poder do Espírito Santo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries