settings icon
share icon
Pergunta

Qual deve ser a visão cristã de Harry Potter?

Resposta


À medida que a popularidade da série Harry Potter continua a crescer, os pais cristãos se deparam com algumas perguntas difíceis. Alguns acreditam que o mundo mágico de Harry Potter é pouco mais do que diversão e fantasia inofensivas. Outros temem que esses livros e filmes sejam um convite ao ocultismo. Independentemente do ponto de vista dos pais, Harry Potter se tornou inevitável, já que agora ele enche corajosamente as prateleiras de livrarias infantis, bibliotecas públicas e escolas. Sem dúvida, os cristãos devem ter algumas preocupações e precisam usar um discernimento cuidadoso ao decidir se permitem ou não que seus filhos mergulhem no mundo de Harry Potter.

Os livros e filmes de Harry Potter são repletos de magia estereotipada. Bruxaria e feitiçaria são temas centrais, e os papéis principais são desempenhados por magos, bruxas e outras criaturas mágicas. Embora os personagens pratiquem feitiços, leiam bolas de cristal, etc., eles não se comunicam com forças espirituais (sobrenaturais). Embora isso possa ser considerado um ponto positivo, um ponto negativo definitivo é que não há nenhum poder superior ao qual responder.

Diferentemente de outras histórias infantis de fantasia que contêm bruxos e coisas do gênero, como As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis, os livros de Harry Potter não têm uma cosmovisão bíblica positiva. A distinção entre o bem e o mal pode ficar embaçada, pois tanto os personagens "bons" quanto os "maus" participam de diferentes tipos de bruxaria e magia. A Bíblia condena claramente todos os tipos de bruxaria, feitiçaria e espiritismo (Deuteronômio 18:10-11). Filipenses 4:8 diz para "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Então, isso significa que todos os cristãos devem evitar Harry Potter por completo?

Para algumas famílias, a resposta é sim. A série Harry Potter pode não ser para crianças pequenas ou espiritualmente imaturas, pois elas podem não ter a capacidade de distinguir entre realidade e fantasia, certo e errado, ou bem e mal. Na melhor das hipóteses, eles podem ficar confusos sobre a visão de Deus sobre o ocultismo e, na pior das hipóteses, podem ficar encantados com a existência mágica de Harry e seus amigos, tornando-se insensíveis ao estilo de vida ocultista. Além disso, existem questões como a violência, a mentira e a linguagem levemente chula, às quais cada família cristã será sensível em diferentes níveis.

Por outro lado, há aspectos positivos em Harry Potter. O amor é demonstrado por meio da abnegação e do autossacrifício; a própria mãe de Harry morreu para salvá-lo. Há um senso de justiça, pois o bem sempre triunfa sobre o mal. Harry enfrenta seus medos e encontra coragem, até mesmo arriscando sua própria vida por um bem maior. As amizades são definidas pela lealdade e pela devoção sem fim, até mesmo ao ponto da morte.

Para qualquer família que esteja enfrentando o debate com seus filhos sobre se eles devem ou não ter permissão para assistir ou ler Harry Potter, um bom conselho é encontrado nas Escrituras: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6-7). A Bíblia nos diz que Deus se importa com o que acontece conosco e, portanto, devemos entregar todas as nossas preocupações a Ele (1 Pedro 5:7).

Os pais cristãos têm a responsabilidade de ensinar seus filhos sobre as virtudes que agradam a Deus e sobre as forças espirituais que estamos enfrentando (Efésios 6:12). Quando uma criança chega a um ponto em que tem um relacionamento pessoal com Deus e é capaz de discernir plenamente entre o que é bom e o que é ruim de acordo com os padrões de Deus, uma discussão com os pais sobre os livros e filmes de Harry Potter pode servir como uma forma de ensinar o discernimento piedoso e criar pensadores cristãos sábios.

English



Voltar à página principal em português

Qual deve ser a visão cristã de Harry Potter?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries