settings icon
share icon
Pergunta

Por que Jesus permitiu que os demônios entrassem na manada de porcos?

Resposta


A história de Jesus lançando a legião de demônios em uma manada de porcos é encontrada em Mateus 8:28-34; Marcos 5:1-20; e Lucas 8:26-39. Somente Mateus menciona o mais proeminente dos dois endemoninhados envolvidos. Os demoníacos eram pessoas cujas mentes estavam sob o controle de um espírito ou espíritos malignos. O fato de tais fenômenos terem sido especialmente proeminentes durante os dias do ministério terreno de Cristo é consistente com os esforços de Satanás para neutralizar o programa de Deus. Isso também nos permite testemunhar a guerra espiritual na qual nosso Salvador estava constantemente envolvido. Os demônios sabiam exatamente quem era Jesus - "Filho de Deus" - e estavam cientes de sua condenação final (Mateus 8:28-29).

Enquanto Jesus viajava pela região montanhosa a leste do rio Jordão, o caminho desse homem que era controlado por demônios e vivia entre os túmulos cruzou o caminho de Jesus. Por causa da força física que os demônios deram ao homem, ele conseguiu quebrar e se livrar das correntes com as quais as pessoas tentavam prendê-lo. Quando os demônios imploraram a Jesus que os deixasse entrar em uma manada de porcos, Ele lhes deu permissão. Eles entraram nos porcos, correram pela margem íngreme até o lago e se afogaram. Dessa forma, Jesus tornou conhecida a Sua autoridade e frustrou qualquer propósito maligno que os demônios tivessem.

O motivo pelo qual os demônios imploraram para entrar nos porcos não está claro no relato. Pode ter sido porque eles não queriam sair da área onde tinham sido bem-sucedidos em fazer suas maldades entre as pessoas. Talvez tenham sido atraídos para os animais impuros por causa de sua própria imundície. Os demônios podem ter feito esse estranho pedido porque era sua última chance de evitar o confinamento no Abismo, o lugar de confinamento ao qual os espíritos malignos estão condenados (Apocalipse 9:1-6). Seja qual for o motivo, fica claro no relato que os demônios tinham pouco poder próprio e não podiam fazer nada sem a permissão de Jesus. Como cristãos, podemos nos confortar com o conhecimento de que as forças do inimigo de nossas almas estão sob o controle total de Deus e só podem agir da maneira que Ele permitir.

A Bíblia não nos explica o raciocínio de Jesus, mas a demonstração de Seu poder soberano sobre os demônios poderia ser uma das razões pelas quais Jesus os enviou aos porcos. Se os donos dos porcos fossem judeus, Jesus poderia estar repreendendo-os por violarem a lei mosaica que proíbe os judeus de comerem ou manterem animais impuros, como os porcos (Levítico 11:7). Se os pastores de porcos fossem gentios, talvez Jesus estivesse usando esse evento milagroso para mostrar a eles a malícia dos espíritos malignos sob cuja influência eles viviam, além de exibir Seu próprio poder e autoridade sobre a criação. De qualquer forma, os proprietários ficaram tão aterrorizados por estarem na presença de tal poder espiritual que não exigiram nenhuma restituição pela perda de suas propriedades e imploraram a Jesus que deixasse a região. As pessoas ficaram maravilhadas, mas não se arrependeram - não queriam mais nada de Jesus Cristo. Isso mostra a dureza de seus corações e o seu desejo de permanecer no pecado. O endemoninhado curado, por outro lado, demonstrou a verdadeira fé e o arrependimento de um coração transformado e implorou para que lhe fosse permitido seguir Jesus. Talvez a diferença inconfundível entre o salvo e o não salvo tenha sido uma lição objetiva para os discípulos e todos os que testemunharam o evento. Jesus mandou o homem curado embora, dando-lhe uma comissão que ele obedeceu com alegria: "Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti" (Marcos 5:17-20).

English



Voltar à página principal em português

Por que Jesus permitiu que os demônios entrassem na manada de porcos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries