settings icon
share icon
Pergunta

Por que Jesus falou tão fortemente contra a fé morna?

Resposta


Em Apocalipse 3:14-21, o Senhor está descrevendo a atitude "morna" do coração dos membros da igreja de Laodicéia, uma atitude manifestada por suas ações. Os laodiceanos não eram nem frios nem quentes em relação a Deus, apenas mornos. A água quente pode limpar e purificar; a água fria pode refrescar e animar. Mas a água morna não tem valor semelhante. Os laodicenses entenderam a analogia do Senhor porque a água potável de sua cidade vinha por um aqueduto de uma fonte a seis milhas ao sul, e chegava repugnantemente morna. A água de Laodicéia não era quente como as fontes termais próximas em que as pessoas se banhavam, nem era refrescantemente fria para beber. Era morna, não servia para nada. Na verdade, era nauseante, e essa foi a resposta do Senhor aos laodiceanos - eles O enojaram, e Ele disse: "Estou a ponto de vomitar-te da minha boca" (versículo 16).

A carta à igreja de Laodicéia é a mais severa das sete cartas às igrejas da Ásia Menor. Ao acusar suas "obras" (Apocalipse 3:15), Jesus deixa claro que essa é uma igreja morta. Os membros dessa igreja se veem como "ricos" e autossuficientes, mas o Senhor os vê como "infelizes, miseráveis, pobres, cegos e nus" (versículo 17). Sua fé morna era hipócrita; sua igreja estava cheia de cristãos não convertidos e fingidos.

Jesus frequentemente equipara as ações ao verdadeiro estado espiritual de uma pessoa: "Pelos frutos os conhecereis" e "toda árvore boa produz bons frutos" (Mateus 7:16-17). Claramente, as ações mornas dos laodiceanos não estavam de acordo com a verdadeira salvação. As ações do verdadeiro crente serão "quentes" ou "frias", ou seja, beneficiarão o mundo de alguma forma e refletirão a paixão espiritual de uma vida transformada. Entretanto, as ações mornas - aquelas feitas sem alegria, sem amor e sem o fogo do Espírito - prejudicam o mundo que as observa. Os mornos são aqueles que afirmam conhecer Deus, mas vivem como se Ele não existisse. Eles podem ir à igreja e praticar uma forma de religião, mas seu estado interior é de complacência hipócrita. Eles afirmam ser cristãos, mas seus corações não mudaram e sua hipocrisia é repugnante para Deus.

O fato de que as pessoas mornas a quem Cristo fala não são salvas é visto na imagem de Jesus do lado de fora da igreja (Apocalipse 3:20). Ele ainda não foi recebido no meio deles. Em amor, o Senhor os repreende e disciplina, ordenando que se arrependam (versículo 19). Ele vê suas atitudes mornas como uma "vergonhosa nudez" que precisa ser vestida com as roupas brancas da verdadeira justiça (versículo 18). Ele os exorta a serem sinceros, ou zelosos, e a se comprometerem totalmente com Ele. Nosso Senhor é gracioso e longânimo e dá aos mornos tempo para se arrependerem.

Os laodiceanos desfrutavam de prosperidade material que, associada a uma aparência de religião verdadeira, levou-os a um falso senso de segurança e independência (ver Marcos 10:23). A expressão "Sou rico, tenho prosperado" (Apocalipse 3:17) enfatiza que a riqueza alcançada veio por meio do esforço próprio. Espiritualmente, eles tinham grandes necessidades. Uma atitude autossuficiente e uma fé morna são perigos constantes quando as pessoas levam uma vida de facilidade e prosperidade.

English



Voltar à página principal em português

Por que Jesus falou tão fortemente contra a fé morna?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries