settings icon
share icon
Pergunta

Quais foram o significado e o propósito das tentações de Jesus?

Resposta


As três tentações de Satanás no deserto não foram as únicas tentações que nosso Senhor sofreu na Terra. Lemos em Lucas 4:2 que Ele foi tentado pelo diabo durante quarenta dias, mas sem dúvida foi tentado em outras ocasiões (Lucas 4:13; Mateus 16:21-23; Lucas 22:42), e ainda assim em tudo isso nunca pecou ou transigiu. Embora alguns tenham sugerido que o período de jejum do Senhor se compara ao de Moisés (Êxodo 34:28) e ao de Elias (1 Reis 19:8), o ponto principal é como o Senhor lida com a tentação à luz da Sua humanidade.

É porque Ele é humano, e feito como nós em todos os aspectos, que pôde fazer três coisas vitais: 1) destruir o poder do diabo e libertar aqueles que estavam mantidos em escravidão pelo medo da morte (Hebreus 2:15); 2) tornar-se um Sumo Sacerdote misericordioso e fiel a serviço de Deus e expiar nossos pecados (Hebreus 2:17); e 3) ser Aquele que é capaz de simpatizar conosco em todas as nossas fraquezas e enfermidades (Hebreus 4:15). A natureza humana de nosso Senhor permite que Ele simpatize com as nossas próprias fraquezas, porque também foi sujeito à fraqueza. Mais importante ainda, temos um Sumo Sacerdote que é capaz de interceder em nosso favor e proporcionar a graça do perdão.

A tentação nunca é tão grande como quando alguém faz uma declaração pública de fé, como fez nosso Senhor quando foi batizado no Jordão (Mateus 3:13–17). No entanto, também notamos que, durante este período de testes exaustivos, nosso Senhor também foi ministrado por anjos, um mistério impressionante que o Onipotente resolveu condescender em receber tal ajuda de seres inferiores! Aqui está uma bela descrição do ministério do qual Seu povo também se beneficia. Durante tempos de teste e provação, também somos ajudados por anjos que são espíritos ministradores enviados àqueles que herdarão a salvação (Hebreus 1:14).

As tentações de Jesus seguem três padrões comuns a todos os homens. A primeira tentação diz respeito à concupiscência da carne (Mateus 4:3–4). Nosso Senhor está com fome, e o diabo O tenta para transformar pedras em pão, mas Ele responde com as Escrituras, citando Deuteronômio 8:3. A segunda tentação diz respeito ao orgulho da vida (Mateus 4:5-7), e aqui o diabo usa um versículo das Escrituras (Salmos 91:11-12), mas o Senhor responde novamente com as Escrituras em contrário (Deuteronômio 6:16), afirmando que é errado Ele abusar de Seus próprios poderes. A terceira tentação diz respeito à concupiscência dos olhos (Mateus 4:8-10), e se algum caminho rápido para o messianismo pudesse ser alcançado, contornando a paixão e a crucificação para as quais Ele veio originalmente, esse era o caminho. O diabo já tinha controle sobre os reinos do mundo (Efésios 2:2), mas agora estava pronto para dar tudo a Cristo em troca de Sua lealdade. Mas o mero pensamento quase faz com que a natureza divina do Senhor estremeça diante de tal conceito e Ele responde bruscamente: “O Senhor, teu Deus, temerás, a ele servirás, e, pelo seu nome, jurarás” (Deuteronômio 6:13).

Infelizmente, caímos em muitas tentações porque nossa carne é naturalmente fraca, mas temos um Deus que não nos deixará ser tentados além do que podemos suportar; Ele fornecerá uma saída (1 Coríntios 10:13). Podemos, portanto, ser vitoriosos e então agradeceremos ao Senhor pela libertação da tentação. A experiência de Jesus no deserto ajuda-nos a ver estas tentações comuns que nos impedem de servir a Deus eficazmente. Além disso, aprendemos com a resposta de Jesus às tentações exatamente como devemos responder – com as Escrituras. As forças do mal chegam até nós com uma infinidade de tentações, mas todas têm as mesmas três coisas em sua essência: a concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne e a soberba da vida. Só podemos reconhecer e combater estas tentações saturando os nossos corações e mentes com a Verdade. A armadura de um soldado cristão na batalha espiritual da vida inclui apenas uma arma ofensiva, a espada do Espírito que é a Palavra de Deus (Efésios 6:17). Conhecer a Bíblia intimamente colocará a espada em nossas mãos e nos permitirá ser vitoriosos sobre as tentações.

English



Voltar à página principal em português

Quais foram o significado e o propósito das tentações de Jesus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries