settings icon
share icon
Pergunta

Judas Iscariotes foi perdoado/salvo?

Resposta


A Bíblia indica claramente que Judas não era salvo. O próprio Jesus disse de Judas: "O Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!" (Mateus 26:24). Aqui está uma imagem clara da soberania de Deus e da vontade do homem trabalhando juntas. Deus tinha, desde a antiguidade, determinado que Cristo seria traído por Judas, morreria na cruz por nossos pecados e ressuscitaria. Essa é a Sua mensagem quando disse "como está escrito a seu respeito." Nada poderia parar o plano de Deus para prover salvação para a humanidade.

No entanto, o fato de que tudo foi preordenado não é uma desculpa para Judas e nem o absolve do castigo que sofreria por seu papel no drama. Judas fez suas próprias escolhas, e elas foram a fonte da sua própria condenação. No entanto, as opções se encaixam perfeitamente no plano soberano de Deus. Deus controla não somente o bem, mas também o mal do homem para alcançar os Seus próprios fins. Aqui vemos Jesus condenando Judas, mas quando se considera que Judas viajou com Jesus por quase três anos, sabemos que Ele também lhe deu ampla oportunidade para a salvação e arrependimento. Mesmo depois do seu ato terrível, Judas poderia ter caído de joelhos para implorar o perdão de Deus por sua traição. Mas ele não o fez. Devido ao medo, Ele pode ter sentido algum remorso, o que o levou a devolver o dinheiro aos fariseus, mas ele nunca se arrependeu, preferindo, ao invés, cometer suicídio, o último ato de egoísmo (Mateus 27:5-8).

João 17:12 diz acerca de Judas: "Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura." Em certa ocasião, porém, Judas acreditava que Jesus era um profeta, ou possivelmente até mesmo o Messias. Jesus enviou os discípulos para anunciar o Evangelho e realizar milagres (Lucas 9: 1-6). Judas fazia parte deste grupo. Judas tinha fé, mas não era uma verdadeira fé salvadora. Judas nunca foi "salvo", mas, por um tempo, era um seguidor de Cristo.

English



Voltar à página principal em português

Judas Iscariotes foi perdoado/salvo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries