settings icon
share icon
Pergunta

O que é o "Os Escolhidos", e ele é biblicamente correto?

Resposta


Os Escolhidos é um programa de televisão sobre a vida de Cristo. A primeira temporada, lançada em 2019 (com um episódio piloto sobre o nascimento de Cristo lançado em 2017), chamou a atenção por vários motivos: é o primeiro programa de TV desse tipo, apresentando a vida de Cristo em várias temporadas (planeja sete temporadas no total); foi financiado por meio de crowdfunding, trazendo mais doações (mais de US$ 40 milhões em 2023) do que qualquer outro projeto de mídia; é a primeira série a ser lançada em todos os países simultaneamente por meio de seu próprio aplicativo (com mais de 108 milhões de visualizações até agora em 180 países); e está sendo elogiada por sua narrativa envolvente.

Os Escolhidos é gratuito para assistir, sem necessidade de pagamento de taxa ou assinatura. Os DVDs de cada temporada também estão disponíveis para compra. O criador do programa, Dallas Jenkins (filho do coautor de Deixados para Trás, Jerry Jenkins), é formado em Estudos Bíblicos. Ao criar o programa, Jenkins reuniu um painel de consultores especializados para garantir a precisão bíblica e histórica do roteiro que ele estava co-escrevendo para o programa. No painel havia um rabino judeu messiânico, um padre católico e um professor evangélico de estudos bíblicos.

O objetivo declarado de Jenkins ao criar o programa era ajudar as pessoas a conhecerem melhor Jesus e a amarem mais as Escrituras. Para atingir esse objetivo, ele e os outros roteiristas pegaram os relatos dos evangelhos e acrescentaram detalhes plausíveis, na opinião deles, sobre a vida das figuras bíblicas encontradas neles. Eles acrescentaram histórias de bastidores de personagens conhecidos e deram mais vida a outros personagens que poderiam receber apenas uma menção passageira nas Escrituras. O resultado pretendido é que os espectadores vejam as pessoas da Bíblia como pessoas reais que lidaram com os mesmos tipos de problemas com os quais todos nós temos que lidar. Em Os Escolhidos, os discípulos têm famílias e amigos, têm reputações a defender, têm senso de humor e lutam com finanças e outras preocupações.

Como em toda narrativa baseada em eventos históricos, é evidente a existência de alguma licença artística. Em Os Escolhidos, muitas vezes há uma enorme quantidade de licença artística. Ao recontar os relatos do evangelho, os roteiristas inseriram ou modificaram alguns personagens, histórias e detalhes do original inspirado. As alterações foram projetadas para dar a cada episódio a sensação de estar fundamentado na vida real. Um exemplo dessas escolhas artísticas é o fato de o discípulo Mateus ser retratado como um jovem no espectro de Asperger/autismo. Não há evidência bíblica direta de que Mateus tivesse esse distúrbio, mas é um detalhe plausível, de modo que os roteiristas se sentiram à vontade para usar a licença artística para inserir essa característica adicional ao personagem de Mateus. Como ninguém está afirmando que o programa é a Palavra de Deus ou que está no mesmo nível da Bíblia, os criadores de Os Escolhidos acreditam que essa licença é aceitável e até mesmo esperada em um meio como a televisão. Desde que os espectadores se lembrem de que o que estão vendo é arte e não a vida real - e comparem o que veem com as Escrituras - não há perigo de confusão. Todos nós deveríamos saber intuitivamente que, apesar de toda a sua precisão histórica e atenção ao contexto cultural, Os Escolhidos é simplesmente uma ideia de um grupo de pessoas sobre como elas acham que deve ter sido estar perto de Jesus.

Dramatizações de eventos bíblicos, como as apresentadas em Os Escolhidos, oferecem uma oportunidade de compartilhar o evangelho com aqueles que, de outra forma, não teriam contato com a Bíblia. Para os fiéis, essas dramatizações podem promover o crescimento espiritual, lembrando-nos de que a Bíblia é mais do que apenas uma história - ela relata eventos reais na vida de pessoas reais que tinham emoções, relacionamentos e preocupações semelhantes às nossas.

Há alguma preocupação com o fato de que membros da Igreja Mórmon estejam envolvidos na produção de Os Escolhidos e que recursos de propriedade da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias sejam usados para filmar o programa. De fato, a distribuidora do programa, VidAngel, foi fundada por dois mórmons. Também são preocupantes algumas declarações feitas por Dallas Jenkins que parecem aceitar os mórmons como seus irmãos e irmãs em Cristo. Essas preocupações são suficientes para nos impedir de assistir a Os Escolhidos? Isso é uma questão de convicção pessoal. A pergunta que precisamos fazer é: "Este é um programa mórmon?" Ou seja, "Esse programa ensina a teologia mórmon?" A resposta é "não", pelo menos até agora. Nada na série está promovendo a doutrina exclusivamente mórmon, ou católica, ou de qualquer outro grupo. Portanto, é possível usar coisas de propriedade de uma empresa mórmon sem produzir um produto mórmon. A maioria das pessoas, se não ouvir falar de mórmons no set, nunca pensaria que Os Escolhidos tem alguma conexão com a Igreja. Isso ocorre porque o produto final não é mórmon.

Os criadores evangélicos do programa ainda mantêm controle total sobre o conteúdo do programa. Enquanto isso não mudar e Os Escolhidos continuar buscando produzir uma recontagem fiel da vida de Cristo, assistir ou não a Os Escolhidos é uma questão de liberdade e discernimento cristão. Se elementos de teologia errônea começarem a se infiltrar no programa, então os criadores terão traído seus espectadores e a verdade do evangelho. Até esse momento, assistir a Os Escolhidos é uma questão de consciência. Alguns cristãos apreciarão a recontagem da vida de Jesus. Outros terão dificuldade com a licença artística envolvida na representação da vida de Jesus em um filme. Outros ainda encontrarão uma infinidade de outros motivos para não assistir ao programa, incluindo o envolvimento de mórmons ou católicos, mesmo que a teologia mórmon ou católica não seja promovida. Cada pessoa deve discernir em espírito de oração se assistir ao programa será um benefício ou um empecilho para sua caminhada com o Senhor: "Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem-definida em sua própria mente" (Romanos 14:5).

English



Voltar à página principal em português

O que é o "Os Escolhidos", e ele é biblicamente correto?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries