settings icon
share icon
Pergunta

"Do Egito chamei o meu filho", em Oséias 11:1, é uma profecia messiânica?

Resposta


Oséias 11:1 declara: "Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho". Esse versículo é uma profecia messiânica?

O contexto desse versículo fala do relacionamento que o Senhor tinha com a nação de Israel. O Senhor amava Israel (Êxodo 4:22-23) e resgatou o povo da escravidão sob o domínio do Faraó, levando-o para a Terra Prometida. A analogia é a de Deus como o pai e Israel como o filho.

Os leitores judeus teriam entendido claramente essa importante declaração. O poder sobrenatural de Deus serviu de base para a libertação da nação do Egito e a fuga para uma nova terra. O paralelismo no versículo é Israel/filho/filha e amado/chamado. Em ambas as orações, "eu" (Deus) é quem está iniciando a ação.

Mateus 2:13-15 fornece mais informações: "Depois que os magos partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e lhe disse: Levanta-te, toma o menino e a mãe e foge para o Egito; permanece lá até que eu fale contigo; porque Herodes procurará o menino para matá-lo. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito; e permaneceu lá até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que o Senhor havia falado pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho."

Mateus usa a declaração de Oséias para mostrar que a vinda do Messias é uma extensão do amor do Senhor ao Seu povo. Mateus não diz que Oséias tinha Jesus em mente quando Oséias 11:1 foi escrito originalmente. Em vez disso, Mateus diz que a experiência de Jesus correspondia ao que Oséias havia escrito sobre Israel. Jesus era o Filho de Deus e fez uma viagem do Egito para a terra de Israel. Mateus estava mostrando que Jesus completou o que começou com o êxodo, conectando Jesus com a promessa de Abraão e a liderança de Moisés. O "chamado" do "filho" de Deus (Israel) começou em eras passadas e foi concluído com a vinda de Cristo para cumprir a Lei e os Profetas.

Em resumo, Oséias 11:1 não é uma profecia messiânica da mesma forma que profecias como a de Isaías 9:6. Em vez disso, é uma profecia pictórica, ou seja, há semelhanças na passagem do Antigo Testamento com uma verdade do Novo Testamento sobre Cristo. Essa "imagem" de Cristo no Antigo Testamento é chamada de "tipo". Mateus 2:15 pode ser visto como uma analogia. Mateus está fornecendo uma conexão entre Jesus e o povo prometido de Deus. Como um judeu escrevendo para leitores principalmente judeus, Mateus achou importante apontar muitas das semelhanças entre a nação de Israel e seu Messias, Aquele que cumpriria os profetas (Mateus 5:17).

English



Voltar à página principal em português

"Do Egito chamei o meu filho", em Oséias 11:1, é uma profecia messiânica?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries