settings icon
share icon
Pergunta

Como os elementos do Seder da Páscoa apontam para Cristo?

Resposta


O Seder é o jantar tradicional do qual os judeus participam como parte da Páscoa. A comemoração anual da Páscoa é celebrada por quase toda a comunidade judaica, unindo famílias e comunidades às suas raízes judaicas. Todos os anos, os judeus, religiosos e não religiosos, celebram o Deus de Abraão, Isaque e Jacó reunindo-se e participando do Seder de Páscoa.

A palavra hebraica Seder significa "ordem". A refeição da Páscoa tem uma ordem específica na qual os alimentos são consumidos, as orações são recitadas e as músicas são cantadas. Cada item no prato da Páscoa tem um significado histórico específico relacionado ao êxodo dos judeus do Egito e à sua libertação da escravidão. Mas 1 Coríntios 5:7 identifica Jesus Cristo como a nossa Páscoa; portanto, o Seder tem um significado do Novo Testamento relacionado a Jesus, o Messias.

No Seder, há vários símbolos fortes de Cristo. Um deles é o osso do pernil de um cordeiro, que lembra os participantes da festa da salvação de Deus. Durante a décima praga, Deus instruiu os israelitas a untarem as ombreiras e as vergas das portas com o sangue de um cordeiro imaculado para que o Senhor "passasse por cima" de suas casas e preservasse as vidas dentro delas (Êxodo 12:1-13). Esse é um símbolo da salvação no Egito, mas também é uma imagem de Jesus, que era e é o "Cordeiro de Deus" (João 1:29). Seu sacrifício preserva a vida de todos os que creem. As instruções para a Páscoa original especificavam que os ossos do cordeiro não poderiam ser quebrados (Êxodo 12:46), outro prenúncio da morte de Cristo (João 19:33).

Outro símbolo de Cristo no prato do Seder é o matzoh (matzá), ou pão sem fermento. Quando o povo judeu saiu do Egito, eles estavam com muita pressa e, portanto, não tiveram tempo de deixar o pão crescer. A partir de então, a Páscoa foi seguida pela Festa dos Pães Ázimos, que durava uma semana (Deuteronômio 16:3). Há algumas coisas fascinantes sobre o matzoh que fornecem uma imagem notável do Messias:

Por exemplo, o matzoh é colocado em um saco chamado echad, que significa "um" em hebraico. Mas esse saco único tem três compartimentos. Um pedaço de matzoh é colocado em cada compartimento do saco. O matzoh colocado no primeiro compartimento nunca é tocado, nunca é usado, nunca é visto. O segundo matzoh do saco é partido ao meio no início do Seder; metade do matzoh partido é colocada de volta no echad e a outra metade, chamada de Afikomen, é colocada em um pano de linho. O terceiro matzoh do saco é usado para comer os elementos no prato do Seder.

A palavra echad é usada em Gênesis 2:24 (o homem e sua esposa se tornarão "echad", ou "uma" carne). A palavra também aparece em Números 13:23, quando os espiões voltaram de Canaã com um cacho de uvas echad. Em ambos os casos, a palavra echad se refere a uma unidade complexa de um. Muitos judeus consideram que os três matzohs representam Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles não conseguem explicar por que partem "Isaque" ao meio ou por que colocam metade do matzoh do meio de volta no echad e mantêm a outra metade fora, embrulhada em um pano.

O significado do ritual do Seder dos matzohs é entendido com dicas do Novo Testamento. A Trindade é retratada nos matzohs. O primeiro matzoh que permanece no saco durante todo o Seder representa Ha Av, o Pai que nenhum homem vê. O terceiro matzoh representa o Ruach Ha Kodesh, o Espírito Santo que habita em nós. E o segundo matzoh, o quebrado, representa Ha Ben, o Filho. A razão pela qual o matzoh do meio está quebrado é para representar o corpo quebrado de Cristo (1 Coríntios 11:24). A metade colocada de volta no echad representa a natureza divina de Jesus; a outra metade, envolvida em um pano de linho e separada do echad, representa a humanidade de Jesus enquanto Ele permaneceu na Terra.

O pano de linho que envolve a metade do segundo pedaço de matzoh sugere o pano de enterro de Jesus. Durante o Seder, esse pano de linho com o Afikomen dentro é escondido e, após o jantar, as crianças presentes o procuram. Quando o Afikomen é encontrado, ele é mantido como resgate. Novamente, vemos que esses rituais apontam para Cristo: Ele era totalmente Deus, mas totalmente humano; Ele foi quebrado por nós; Ele foi sepultado, procurado e ressuscitado; e Sua vida foi dada em resgate por muitos (Marcos 10:45). Jesus é a conclusão da Nova Aliança de Jeremias 31:31, e os rituais do Seder de Páscoa confirmam isso.

Além disso, o matzoh usado no Seder da Páscoa deve ser preparado de uma determinada maneira. Naturalmente, ele deve ser sem fermento - o fermento é frequentemente equiparado ao pecado nas Escrituras, e Jesus não tem pecado. Segundo, o matzoh deve ser listrado - as "listras" de Jesus (Suas feridas) são o que nos cura espiritualmente (Isaías 53:5). E, em terceiro lugar, o matzoh deve ser perfurado - Jesus foi pregado na cruz (Salmo 22:16).

Os outros elementos do prato do Seder são lembretes tradicionais da escravidão dos israelitas aos egípcios. Eles são os seguintes:

Vegetal (Karpas) - Esse elemento, geralmente salsa, é mergulhado em água salgada e comido. O karpas retrata o hissopo que foi usado para aplicar o sangue do cordeiro da Páscoa nas casas dos israelitas no Egito. No Novo Testamento, o hissopo foi usado para dar vinagre ao Cordeiro de Deus quando Jesus disse que tinha sede (João 19:29). A água salgada representa as lágrimas derramadas durante os amargos anos de escravidão e o Mar Vermelho que Deus dividiu durante o êxodo.

Ervas amargas (Maror) - A ingestão de "ervas amargas" é ordenada em Êxodo 12:8. Nos tempos modernos, geralmente se trata de raiz-forte, uma das ervas mais amargas. O maror lembra aos judeus que eles não podiam oferecer sacrifícios e adoração a Deus, e isso era mais amargo do que a escravidão do Egito.

Charoset (haroseth) - Charoset é uma mistura de maçãs, nozes, vinho e especiarias. Ele representa a argamassa que os israelitas usavam na construção de edifícios durante a escravidão aos egípcios. De todos os elementos do Seder, somente o charoset é doce, e isso é um lembrete da esperança de redenção.

Ovo cozido ou assado (Baytzah) - Tradicionalmente, os ovos cozidos eram consumidos pelos enlutados, e o ovo é consumido durante o Seder para lembrar aos participantes que eles estão sempre de luto pela perda de seu templo. O fato de o ovo ser assado evoca o assado do sacrifício no altar do templo.

Há também quatro taças de vinho usadas em vários momentos durante o Seder. Cada uma dessas taças de vinho tem um nome: a primeira taça é a "taça da santificação". A segunda é a "taça do julgamento". A terceira é a "taça da redenção". E a quarta é a "taça de louvor". Na Última Ceia, Jesus tomou o primeiro cálice e prometeu aos discípulos que a próxima vez que Ele bebesse o fruto da videira com eles seria no reino (Lucas 22:17). Mais tarde, no Seder, Jesus tomou o terceiro cálice - o cálice da redenção - e usou esse cálice como símbolo da Nova Aliança em Seu sangue (Lucas 22:20). Assim, Jesus cumpriu o simbolismo da Páscoa e deu um novo significado a toda a festa.

Em Êxodo 6:6, o Senhor Deus prometeu ao Seu povo que os salvaria da escravidão: "Por isso, dize aos israelitas: Eu sou o SENHOR. Eu vos tirarei do trabalho forçado sob os egípcios, vos livrarei da escravidão e vos resgatarei com braço estendido e com grandes feitos de juízo." A frase "com um braço estendido" é repetida em todo o Antigo Testamento em conexão com as lembranças da Páscoa: Deuteronômio 4:34; 7:19; 9:29; 26:8; 2 Reis 17:36; Salmo 136:12; Jeremias 32:21. Pode ser coincidência o fato de que, no Novo Testamento, o Messias tinha os dois braços estendidos ao nos libertar do pecado e nos trazer a salvação?

English



Voltar à página principal em português

Como os elementos do Seder da Páscoa apontam para Cristo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries