GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: O que a Bíblia diz sobre a tentação?

Resposta:
As Escrituras têm muito a dizer sobre a tentação, que é a sedução para pecar contra Deus. Não é Deus quem nos tenta, pois Ele não pode fazer nada de mal e não deseja que ninguém peque (Tiago 1:13; 1 João 2:16). Mas Deus pode permitir que sejamos tentados e testados para nos ajudar a crescer (Tiago 1:3). A tentação vem de nossos próprios desejos pecaminosos (Tiago 1:14) e de Satanás, que busca a nossa ruína (Gênesis 3:1-4; 1 Pedro 5:8). Como os seres humanos têm uma natureza pecaminosa herdada de Adão, a tentação é uma parte inevitável da existência neste mundo.

Há vários exemplos de pessoas na Bíblia que foram tentadas:

- Adão e Eva. Deus havia dito especificamente a Adão e Eva que não comessem o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:16-17). Eva foi tentada pela serpente, que a convidou a questionar as instruções de Deus, contradisse a advertência de Deus e lhe disse que comer o fruto a tornaria "como Deus" (Gênesis 3:1-5). Eva acreditou nas mentiras, e seus próprios desejos assumiram o controle quando ela viu que o fruto era "agradável aos olhos" (versículo 6). Apesar da ordem do Senhor, Eva comeu do fruto proibido e deu um pouco a Adão, que também comeu.

- José. Enquanto servia na casa de Potifar no Egito, José foi tentado a cometer adultério por insistência da esposa de Potifar (Gênesis 39:6-7). Ele teve a oportunidade e uma parceira disposta, e a tentação estava presente "dia após dia" (versículo 10). Em vez de ceder à tentação, José fugiu da situação (versículo 12).

- Davi. Enquanto seus homens estavam fora, em guerra, o rei Davi viu uma bela mulher chamada Bate-Seba tomando banho e foi tentado a satisfazer sua luxúria (2 Samuel 11:1-4). Davi sucumbiu à tentação e, por causa de seu adultério, Bate-Seba ficou grávida. Davi mandou matar o marido dela para tentar encobrir seu pecado (2 Samuel 11:5, 16-17).

- Pedro. Embora se gabasse de sua lealdade, Pedro cedeu à tentação e negou que conhecia Jesus (Mateus 26:69-75). O temor do homem superou o temor de Deus no coração de Pedro. Jesus havia alertado anteriormente sobre o plano de Satanás para tentar Pedro, mas também falou sobre a reintegração de Pedro (Lucas 22:31-32).

Não é pecado ser tentado. Jesus foi tentado pelo diabo durante Seus quarenta dias no deserto (Mateus 4:1-11). Embora nunca tenha pecado, a tentação de Jesus mostra que Ele pode sentir empatia por nós quando somos tentados (Hebreus 4:15). Além disso, Jesus é o segundo Adão: Ele foi bem-sucedido onde o primeiro Adão falhou (1 Coríntios 15:21-22, 45-47).

A tentação de pecar pode ser muito forte, mas Deus nos prometeu uma saída: "Não veio sobre vós nenhuma tentação que não fosse humana. Mas Deus é fiel e não deixará que sejais tentados além do que podeis resistir. Pelo contrário, juntamente com a tentação providenciará uma saída, para que a possais suportar" (1 Coríntios 10:13). Nossa carne e natureza pecaminosa tornam fácil ceder à tentação quando ela surge em nosso caminho, mas, por meio do poder do Espírito Santo, podemos resistir. Ao nos submetermos a Deus (Tiago 4:7) e vestirmos a armadura de Deus, os cristãos podem resistir aos esquemas e às tentativas de tentação do diabo (Efésios 6:10-18). Ao vencermos a batalha contra a tentação, nossa fé se fortalece.

A tentação pode acontecer e acontecerá com todos, mas o cristão tem uma escolha: ceder à tentação de pecar ou resistir ao impulso de pecar por meio da força de Deus. É sábio que os cristãos compreendam suas fraquezas e evitem situações que eles sabem que podem induzi-los a pecar (consulte 1 Timóteo 6:8-9 e 1 Coríntios 7:4-5). Orar pedindo a ajuda de Deus quando tentado e estar armado com as Escrituras contra os ataques do diabo são maneiras de nos protegermos durante os momentos de tentação (Lucas 11:4; Efésios 6:17).



© Copyright Got Questions Ministries