GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: O que a Bíblia diz sobre o vandalismo?

Resposta:
O vandalismo é o crime de desfigurar ou destruir intencionalmente uma propriedade pertencente a outra pessoa. O vandalismo pode incluir roubo, mas sua intenção não é o furto. O objetivo do vandalismo é destruir e, na destruição, envergonhar, vingar-se ou fazer uma declaração maliciosa. Entretanto, vandalismo é roubo, mesmo que a propriedade não seja removida do local, porque quando um vândalo destrói a casa ou a empresa de alguém, o valor dessa propriedade é reduzido. O vandalismo é o roubo do patrimônio. Na Lei Mosaica, Deus ordenou que o ladrão devolvesse com juros o que foi tomado (Êxodo 22:1). O vandalismo pode ser visto como merecedor da mesma penalidade.

Satanás é o maior vândalo daquilo que é de Deus. A Terra inteira pertence a Deus, e todos nós fazemos parte de Sua criação. Em Gênesis 3, Satanás "vandalizou" o que Deus criou como bom (Gênesis 1:31) ao introduzir o pecado no mundo. Desde então, Satanás tem continuado sua destruição desenfreada. Ele tenta desfigurar tudo o que Deus criou: seu vandalismo transforma o dom do sexo em fornicação, o dom da fala em maldição e falsidade e o dom da justiça em suborno e opressão. Jesus disse sobre ele: "O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10). Aqueles que roubam, matam e vandalizam estão seguindo os passos de nosso inimigo, Satanás.

Os vândalos que destroem sem sentido a propriedade de outra pessoa são imaturos e carecem de sabedoria (Provérbios 11:12). Como o vandalismo é uma forma de roubo, ele é sempre errado (Êxodo 20:15; Levítico 19:11; Marcos 10:19). Várias vezes na Bíblia, o templo de Deus sofreu vandalismo de invasores que roubaram algumas coisas e profanaram outras (2 Reis 25:9; Salmo 74:3; Isaías 63:18). No entanto, Deus estabeleceu um padrão de restauração em cada caso, lembrando-nos de que Ele pode renovar o que os vândalos destruíram (Amós 9:11; Isaías 58:12). A promessa final de Deus é restaurar toda a Terra e abolir o vandalismo de Satanás (Isaías 65:17; Apocalipse 21:1).

Nos tempos do Novo Testamento, o coração dos cristãos é o templo de Deus (1 Coríntios 3:16; 6:19). O que Satanás vandalizou com o pecado e a tristeza, Deus restaurou em Cristo. Somos feitos novas criaturas quando depositamos nossa fé em Jesus Cristo (2 Coríntios 5:17; Salmo 23:3). Embora o vandalismo seja sempre perverso, a restauração se torna ainda mais gloriosa em comparação, porque somente um grande Deus pode trazer vida da morte, força das ruínas e beleza das cinzas (Isaías 61:3; 2 Coríntios 12:10).



© Copyright Got Questions Ministries