GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O amor de Deus é condicional ou incondicional?"

Resposta:
O amor de Deus pela humanidade, conforme descrito na Bíblia, é claramente incondicional, na medida em que o Seu amor é expresso aos seus recipientes, independentemente da sua disposição para com Ele. Em outras palavras, Deus ama sem impor condições aos seres amados; Ele ama porque é da Sua natureza amar (1 João 4:8). Esse amor O move para uma ação benevolente: “para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mateus 5:45).

A natureza incondicional do amor de Deus é vista mais claramente no evangelho. A mensagem do evangelho é basicamente uma história de resgate divino. Ao considerar a situação de Seu povo rebelde, Deus decidiu salvá-los de seus pecados, e essa determinação foi baseada em Seu amor (Efésios 1:4–5). Ouça as palavras do apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos:

“Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:6–8).

Lendo o livro de Romanos, aprendemos que estamos alienados de Deus devido ao nosso pecado. Estamos em inimizade com Deus, e Sua ira está sendo revelada contra os ímpios por causa de sua injustiça (Romanos 1:18–20). Rejeitamos a Deus, o qual nos entrega ao nosso pecado. Aprendemos também que todos pecamos e carecemos da glória de Deus (Romanos 3:23) e que nenhum de nós busca a Deus; nenhum de nós faz o que é certo diante de Seus olhos (Romanos 3:10–18).

Apesar da hostilidade e inimizade que temos para com Deus (pelas quais Deus seria perfeitamente justo se nos destruísse completamente), Deus revelou o Seu amor para conosco ao dar o Seu Filho, Jesus Cristo, como a propiciação (o apaziguamento da justa ira de Deus) pelos nossos pecados. Deus não esperou que melhorássemos como condição para expiar nossos pecados. Pelo contrário, Deus condescendeu em tornar-se homem e viver entre o Seu povo (João 1:14). Deus experimentou a nossa humanidade – tudo o que significa ser humano – e depois ofereceu-se voluntariamente como expiação substitutiva pelos nossos pecados.

Este resgate divino, baseado no amor incondicional, resultou num gracioso ato de auto-sacrifício. Como Jesus disse: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15:13). Isso é precisamente o que Deus, em Cristo, fez. A natureza incondicional do amor de Deus fica clara em outras passagens das Escrituras:

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos” (Efésios 2:4–5).

"Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (1 João 4:9–10).

É importante notar que o amor de Deus é um amor que inicia; nunca é uma resposta. É precisamente isso que o torna incondicional. Se o amor de Deus fosse condicional, teríamos que fazer algo para ganhá-lo ou merecê-lo. Teríamos que de alguma forma apaziguar a Sua ira ou nos purificar do pecado antes que Deus pudesse nos amar. Mas essa não é a mensagem bíblica. A mensagem bíblica – o evangelho – é que Deus, motivado pelo amor, agiu incondicionalmente para salvar o Seu povo do seu pecado.

Também importante é o fato de que o amor incondicional de Deus não significa que todos serão salvos (ver Mateus 25:46). Nem significa que Deus nunca disciplinará Seus filhos. Ignorar o amor misericordioso de Deus, rejeitar o Salvador que nos comprou (2 Pedro 2:1), é sujeitar-nos à ira de Deus por toda a eternidade (Romanos 1:18), e não ao Seu amor. Quando um filho de Deus desobedece voluntariamente a Deus, isso é um convite à correção do Pai (Hebreus 12:5–11).

Deus ama a todos? Sim, Ele mostra misericórdia e bondade para com todos. Nesse sentido, o Seu amor é incondicional. Deus ama os cristãos de uma maneira diferente da que ama os descrentes? Sim. Porque os crentes exerceram fé no Filho de Deus, eles são salvos. O amor incondicional e misericordioso que Deus tem por todos deve levar-nos à fé, recebendo com gratidão o amor condicional e pactual que Ele concede àqueles que recebem Jesus como o seu Salvador.

© Copyright Got Questions Ministries