GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: Os Dez Mandamentos são repetidos no Novo Testamento?

Resposta:
Nove dos Dez Mandamentos encontrados em Êxodo 20:1-17 são repetidos no Novo Testamento inúmeras vezes de diferentes maneiras. Por exemplo, ao fazer um resumo de nossas responsabilidades morais uns com os outros, Jesus repete quatro dos Dez Mandamentos ao jovem governante em Marcos 10:17-19. O único mandamento que não é repetido no Novo Testamento é o quarto, o que diz respeito à guarda do sábado.

Paulo faz referência ao Decálogo várias vezes em suas epístolas. Às vezes, ele é explícito ao recitar alguns dos mandamentos, como faz em Romanos 13:9. Outras vezes, ele os menciona implicitamente, como em 1 Timóteo 1:8-10: "Sabemos, porém, que a lei é boa, desde que usada de forma legítima, reconhecendo que não é feita para o justo, mas para transgressores e insubordinados, incrédulos e pecadores, ímpios e profanos, para os que matam pai e mãe [5º e 6º mandamentos] e para homicidas [6º mandamento], devassos, homossexuais [7º mandamento], exploradores de homens [8º mandamento], mentirosos, os que proferem falsos juramentos [9º mandamento] e para todo o que é contrário à sã doutrina."

Aqui estão os Dez Mandamentos e onde eles são encontrados no Novo Testamento:

1) Não adorar outros deuses (1 Coríntios 8:6; 1 Timóteo 2:5)

2) Não faça ídolos (1 João 5:21)

3) Não use indevidamente o nome do SENHOR (1 Timóteo 6:1)

4) Lembrar-se do dia de sábado e santificá-lo. (Há muitas referências ao dia de sábado no Novo Testamento, incluindo a suposição de que os judeus sob a lei na época de Cristo estariam observando o sábado. Mas não há nenhuma ordem direta ou indireta para que os crentes na era da igreja observem o sábado como um dia de descanso ou de adoração. De fato, Colossenses 2:16 libera o crente da regra do sábado. Jesus, o Senhor do sábado, tornou-se para nós o nosso descanso sabático, de acordo com Hebreus 4:1-11).

5) Honre seu pai e sua mãe (Efésios 6:1-2)

6) Não matar (Romanos 13:9; 1 Pedro 4:15)

7) Não cometer adultério (1 Coríntios 6:9-10)

8) Não roubar (Efésios 4:28)

9) Não dar falso testemunho (Apocalipse 21:8)

10) Não cobiçar (Colossenses 3:5)

Os Dez Mandamentos ajudam os incrédulos de qualquer época a reconhecer suas imperfeições. Por resumir o conteúdo moral da lei de Deus, o Decálogo pode ser usado como um espelho para mostrar às pessoas seus pecados. Os mandamentos refletem o caráter imutável de Deus, portanto, assim como Deus, são eternos, atemporais, universalmente aplicáveis e imutáveis.

Alguns cristãos acreditam que os Dez Mandamentos não são obrigatórios para os crentes de hoje. Por exemplo, em seu livro Irresistible: Reclaiming the New that Jesus Unleashed for the World, Andy Stanley diz: "Os Dez Mandamentos não têm autoridade sobre você. Nenhuma. Para ser claro: você não obedecerá aos Dez Mandamentos" (p. 136). Esse pensamento provavelmente não é causado por uma mentalidade antinômica, mas decorre do princípio de que os cristãos não estão sob a lei, mas sob a graça (Romanos 6:14). Embora seja verdade que Cristo cumpriu a lei em nosso favor (veja Mateus 5:17), o Novo Testamento deixa claro que os crentes não devem violar a lei moral de Deus por causa de sua posição na graça (Romanos 6:15).

Os crentes do Novo Testamento são libertados da escravidão do pecado, o que lhes permite viver livremente os Dez Mandamentos, resumidos por Cristo desta forma: "Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" (Mateus 22:36-40).



© Copyright Got Questions Ministries