GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: O que é o Targum judaico?

Resposta:
O Targum (plural, Targumim) é uma paráfrase/explicação/interpretação aramaica do texto hebraico das Escrituras Judaicas fornecida pelos rabinos durante o ensino. Essas paráfrases ou explicações não tinham a intenção de ter a mesma autoridade da Palavra de Deus, e normalmente era proibido registrá-las por escrito, apenas para garantir que ninguém as equiparasse à Palavra de Deus escrita. No entanto, essa regra nem sempre foi obedecida, e muitas foram registradas. Em alguns círculos, alguns dos targumim eram considerados autorizados. Vários rabinos, cujos targumim foram registrados, tinham seguidores que aceitavam suas explicações como autorizadas e, em alguns casos, colocavam-nas no mesmo nível da Palavra de Deus. Foi contra esse pano de fundo que Cristo conduziu Seu ministério e muitas vezes entrou em conflito com várias seitas que "abandonaram os mandamentos de Deus e se apegaram às tradições humanas" (Marcos 7:8).

Jesus deu um exemplo específico de como os judeus de Sua época valorizavam o Targum em vez da Palavra de Deus: "Disse-lhes ainda: Sabeis muito bem rejeitar o mandamento de Deus para guardar a vossa tradição. Pois Moisés disse: Honra teu pai e tua mãe; e: Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe certamente morrerá. Mas dizeis: Se alguém disser a seu pai ou sua mãe: O que de mim poderias receber como benefício é corbã,* isto é, oferta dedicada ao Senhor, vós o desobrigais de fazer alguma coisa por seu pai ou por sua mãe. Dessa forma, invalidais a palavra de Deus pela vossa tradição que transmitistes, como também fazeis muitas outras coisas semelhantes" (Marcos 7:9-13).

O Targum é útil hoje em dia para ajudar o intérprete moderno a entender como determinados grupos ou até mesmo uma grande parte da população entendia uma determinada passagem. Em alguns casos em que o significado de uma passagem não é claro, podemos compreender melhor o que a passagem pretende dizer se pudermos entender a lógica do Targum em questão.

Há uma advertência aqui para os cristãos modernos. Há algumas paráfrases modernas da Bíblia que alguns cristãos leem e estudam como se esses livros fossem a Palavra de Deus. Essas obras NÃO são traduções da Bíblia, mas paráfrases. Elas podem ser úteis para entender as Escrituras, assim como o Targum, mas não devem ser usadas no lugar das Escrituras. Na melhor das hipóteses, essas paráfrases devem ser materiais suplementares.

Da mesma forma, alguns cristãos podem aceitar as interpretações de um determinado professor ou pastor da Bíblia como se essas interpretações fossem a Palavra inspirada de Deus. Embora a igreja hoje seja abençoada com alguns professores sábios e fiéis, todo ensino deve ser avaliado com base na Palavra de Deus. A autoridade de um professor se estende apenas até o ponto em que seu ensino é uma apresentação precisa da Palavra. Nunca devemos seguir um professor a ponto de suas palavras serem colocadas no mesmo nível das Escrituras.

D. A. Carson, em seu livro devocional For the Love of God (A Difícil Doutrina do Amor de Deus), oferece pensamentos sobre várias passagens das Escrituras, como é comum em livros devocionais. No entanto, Carson afirma claramente que seu objetivo é "fornecer comentários e reflexões edificantes sobre alguma parte do texto designado e, assim, incentivar os leitores a refletir mais sobre as passagens bíblicas que estão lendo. . . . Se você precisa pular alguma coisa, pule este livro e leia a Bíblia". Essa é a perspectiva correta.



© Copyright Got Questions Ministries