GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: O que são as Leis de Noé e elas são bíblicas?

Resposta:
As Leis de Noé são sete leis antigas que muitas pessoas consideram como a base da sociedade civilizada. Elas regem a moralidade e representam o "mínimo necessário" do que Deus espera da humanidade. São chamadas de leis "de Noé" porque se acredita que tenham sido dadas em sua plenitude a Noé após o dilúvio. Também são chamadas de leis noachianas, as Sete Leis de Noé ou os Sete Mandamentos para os Filhos de Noé (em hebraico, Sheva Mitzvot B'nei Noach).

A ideia de um conjunto formal de leis dadas a toda a humanidade (todos os filhos de Noé) vem do Talmude e, portanto, é extrabíblica. Alguns estudiosos acreditam que o Livro dos Jubileus contém uma possível menção às Leis de Noé. Mas, novamente, o Livro de Jubileus não é uma Escritura inspirada. Entretanto, as Leis de Noé são baseadas em princípios bíblicos.

Aqui estão as Leis de Noé:

1. Não negar a Deus (sem idolatria).

2. Não matar.

3. Não roubar.

4. Não se envolver em imoralidade sexual.

5. Não blasfemar.

6. Não comer de um animal vivo (não comer carne tirada de um animal enquanto ele ainda estiver vivo).

7. Estabelecer tribunais e sistemas legais para garantir a obediência a essas leis.

De acordo com a tradição judaica, as primeiras seis dessas sete leis foram dadas a Adão no Jardim do Éden (a sexta lei, de não comer animais vivos, era estranha, pois Adão não comeu nenhum animal). Quando Deus estabeleceu Sua aliança com Noé, Ele acrescentou a sétima (e a sexta tornou-se aplicável). Cada uma das sete Leis de Noé é vista como um resumo de leis mais detalhadas, cerca de 211 no total.

De acordo com o judaísmo, um gentio não precisa seguir a Lei Mosaica; entretanto, todos os gentios são obrigados a seguir as Leis de Noé. As leis dadas aos filhos de Noé são universalmente obrigatórias. Um não judeu que cumpre as Leis de Noé é considerado um "gentio justo", de acordo com o judaísmo, e receberá uma recompensa na vida após a morte, se sua obediência for acompanhada do conhecimento de que as leis vêm de Deus. Um "gentio justo" também pode ser chamado de "gentio hassídico" ou simplesmente de "noahide".

Em nenhum lugar a Bíblia registra quais leis Deus pode ter dado a Adão, a não ser a ordem de encher e subjugar a Terra e a proibição de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 1:28; 2:17). Depois que Noé e sua família saíram da arca, Deus lhe deu as três ordens a seguir: "Frutificai, multiplicai-vos e enchei a terra" (Gênesis 9:1); "Mas não comereis a carne com sua vida, isto é, com seu sangue" (versículo 4); e "Quem derramar sangue de homem, terá o seu sangue derramado pelo homem, porque Deus fez o homem à sua imagem" (versículo 6). Depois disso, Deus repete Sua ordem de "frutificai e multiplicai-vos; povoai plenamente a terra e multiplicai-vos nela" (versículo 7). Além do fato de Noé ter sido instruído a não comer carne crua, não há nenhum indício das tradicionais Leis de Noé nessas passagens.

O único outro lugar nas Escrituras onde a lei de Noé pode ser mencionada é em Atos 15:29. O contexto dessa passagem é o Concílio de Jerusalém, que se reuniu para tratar da questão do lugar dos gentios na igreja primitiva. Especificamente, a pergunta perante o conselho foi: "Os gentios devem ser circuncidados de acordo com a Lei Mosaica para serem salvos?" (veja Atos 15:1). Os apóstolos em Jerusalém responderam com um sonoro "não". Não somos salvos por cumprir a Lei (consulte Gálatas 2:16). No entanto, para promover a paz na igreja primitiva, o conselho aconselhou os crentes gentios a evitarem quatro coisas, incluindo comer "sangue" e imoralidade sexual (Atos 15:29). Nenhuma das outras duas instruções corresponde a qualquer uma das Leis de Noé.

Como um código moral antigo, as Leis de Noé têm sido uma grande influência em muitas culturas. De fato, em 1991, ambas as casas do Congresso aprovaram um projeto de lei, assinado pelo Presidente George H. W. Bush, que declarou as Leis de Noé como "o alicerce da sociedade desde o início da civilização" e os "valores e princípios éticos . . sobre os quais nossa grande nação foi fundada" (H.J.RES.104.ENR).

As Leis de Noé são encontradas na Bíblia? Não, não como uma lista definitiva, e elas certamente não estão associadas a Noé ou a Adão. As Leis de Noé são congruentes com os ensinamentos bíblicos? Sim, embora seja importante observar que não somos salvos pela observância de regras; Deus exige fé em Seu Filho (João 3:18).



© Copyright Got Questions Ministries