GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: Como os cristãos devem reagir ao Mês do Orgulho?

Resposta:
Nas últimas décadas, o "Mês do Orgulho" deixou de ser obscuro e se tornou um grande evento cultural, especialmente nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos, junho é designado para essa celebração da sexualidade não tradicional e da expressão de gênero. O Mês do Orgulho também busca reconhecer as contribuições de pessoas que se identificam como LGBTQ. Assim como em outras questões culturais, os cristãos se encontram divididos quanto à melhor resposta ao Mês do Orgulho. É importante defender os ideais bíblicos. Não devemos celebrar o que as Escrituras condenam. No entanto, o evangelho não é servido se os cristãos contribuírem para falsos estereótipos sobre a fé. Quando a sexualidade e o gênero são filtrados por visões culturais antibíblicas, a melhor tática para a maioria dos cristãos é como a do "objetor de consciência": recusa educada, pacífica e firme de participar ativamente dos eventos do Mês do Orgulho sem exigir que outros sigam o exemplo.

Como o nome sugere, os eventos do Orgulho presumem que comportamentos e atitudes que antes eram considerados imorais devem ser abraçados, até mesmo aplaudidos, em vez de criticados. Esse não é o único objetivo dos eventos do Mês do Orgulho; os ativistas também pretendem lembrar as pessoas de que os importantes colaboradores da história incluem aqueles identificados com ideias LGBTQ. Eventos como desfiles e comícios são comuns. As bandeiras do orgulho - uma série de barras coloridas que representam a homossexualidade e o transgênero - são hasteadas em algumas comunidades. O conceito do Mês do Orgulho foi fortemente comercializado; muitas empresas incorporam imagens do Mês do Orgulho em embalagens, comerciais, comunicados à imprensa, mídia social e assim por diante. Mesmo dentro da comunidade LGBTQ, algumas pessoas se opõem a esses desenvolvimentos, vendo-os como uma propaganda insincera.

Diante de comerciais, bandeiras, declarações e eventos públicos que endossam o "Orgulho", os cristãos que acreditam na Bíblia muitas vezes sentem que precisam fazer algo ou dizer algo para combater a onda de propaganda que dura o mês inteiro. As Escrituras denunciam muitas ações e atitudes defendidas durante o Mês do Orgulho como pecados graves (1 Coríntios 6:9-11). A Palavra nos chama a sermos claros quanto à verdade (Provérbios 12:17). No entanto, a mesma Bíblia incentiva o tato, o bom senso e a discrição (Provérbios 18:6; Mateus 10:16). É muito fácil se deixar levar por discussões infrutíferas e por um sentimento de frustração (Provérbios 29:9). O que dizemos e fazemos deve ser guiado pela ponderação e não pela volatilidade (Provérbios 15:1).

Em última análise, os cristãos são chamados para serem testemunhas do Caminho, da Verdade e da Vida (João 14:6; Atos 1:8). Nossa obrigação é oferecer a verdade àqueles que estão interessados (Mateus 28:19). Não podemos conformar os não-crentes às expectativas bíblicas (1 Coríntios 2:14). A cultura ocidental há muito tempo adota pontos de vista sobre sexo antes do casamento, uso de drogas e álcool, moralidade e outras ideias que vão contra uma visão bíblica do mundo. O fato de um mundo caído continuar a cair ainda mais não é surpreendente, mas esperado (Romanos 1:24-31). Em vez de lutar para "resistir" ou "parar" coisas como o Mês do Orgulho, os cristãos devem se lembrar do que significa estar "em" uma cultura sem ser "dessa" cultura (João 17:11; 18:36).

Em resumo, a melhor resposta cristã ao Mês do Orgulho é a não participação educada. Os seguidores de Jesus devem se recusar a ter qualquer relação com os eventos do "Orgulho". Devemos falar a verdade em amor quando tivermos a chance apropriada (Efésios 4:15). É bom articular por que não podemos endossar as ideias ou suposições por trás da promoção do "Orgulho". Devemos evitar dar à cultura mundana exatamente o que ela quer: munição para acusar falsamente o evangelho de intolerância odiosa (1 Pedro 3:15-17). Muitos se sentirão ofendidos pela verdade dita com humildade e amor (1 Pedro 4:4), mas isso significa que o conflito deles é com Deus, não conosco (Gálatas 1:10).

Os crentes não podem mudar as visões culturais sobre a sexualidade tentando mudar a própria cultura em um sentido amplo. Tudo o que podemos fazer é alcançar pessoas individualmente (Hebreus 8:10-12; Romanos 14:11-12), deixando que o Espírito Santo trabalhe a partir daí. Quando somos cativantes e amorosos, aqueles que respondem com ódio só podem se culpar a si mesmos (Provérbios 9:8; Salmo 109:1-5). Quer a cultura ao redor escolha a santidade ou a depravação, nossa missão permanece inalterada: chamar os pecadores ao arrependimento (Lucas 5:32). Não podemos esperar que a sociedade faça isso por nós (Josué 24:15).

A mentalidade por trás do Mês do Orgulho é profundamente imoral. O pecado deve ser lamentado, não celebrado (Romanos 1:32). O "orgulho" do Mês do Orgulho não tem nada a ver com uma felicidade satisfeita compatível com a piedade (Gálatas 6:4; 2 Coríntios 7:4). A arrogância de se gabar da imoralidade é o tipo de "orgulho" que leva ao julgamento de Deus (Provérbios 8:13; 16:8-9; Salmo 10:4).

No mínimo, os cristãos nunca devem participar ativamente de nada que desafie Deus de forma flagrante (Atos 5:29), mesmo que desafiar as expectativas do mundo com relação ao Mês do Orgulho possa significar sofrer consequências sociais e legais. Quando orientados pelo Espírito, os cristãos podem e devem dar uma boa explicação para seus pontos de vista (1 Pedro 3:15-17) e por que outros seriam sábios em seguir o exemplo. O que não devemos fazer é reagir em pânico ou com medo de termos "perdido" de alguma forma quando a cultura se afasta de Deus.

Primeira Pedro 4:14-19 resume essa perspectiva de forma eficiente:

Se sois insultados por causa do nome de Cristo, sois abençoados, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. Mas nenhum de vós sofra como homicida, ladrão, praticante do mal, ou como quem se intromete em negócios alheios. Mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; pelo contrário, glorifique a Deus com esse nome. Porque chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus? E se para o justo é difícil ser salvo, onde comparecerá o ímpio pecador? Portanto, os que sofrem segundo a vontade de Deus devem confiar a vida ao fiel Criador, praticando o bem.



© Copyright Got Questions Ministries