GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: Qual é o significado da palavra hebraica shalom?

Resposta:
Comumente traduzido como "paz" e usado tanto como saudação quanto como despedida, shalom tem um significado rico em hebraico. "Paz" é uma tradução precisa do termo, mas shalom implica mais do que a ausência de conflito. De acordo com a Concordância Exaustiva de Strong, shalom significa "completude, solidez, bem-estar, paz". Ele é traduzido como "sucesso" e usado como parte de uma bênção inspirada em 1 Crônicas 12:18. Shalom é aplicável a uma paz externa entre duas entidades - como indivíduos ou nações - e a um senso interno de paz dentro do indivíduo.

Algumas traduções intitulam Isaías 54 como "O Eterno Pacto de Paz". Em parte, Deus promete: "Pois as montanhas se retirarão, e os montes serão removidos; mas o meu amor não se afastará de ti, nem a minha aliança de paz será removida, diz o SENHOR, que se compadece de ti...E todos os teus filhos serão ensinados pelo SENHOR; e a paz de teus filhos será plena" (Isaías 54:10, 13). Um dos nomes de Deus é Yahweh-Shalom (Juízes 6:24), ou o Senhor da nossa paz. Jesus é chamado de Príncipe da Paz (Isaías 9:6).

O verdadeiro shalom vem somente de Deus. Paulo explica: "Portanto, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem obtivemos também acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.... Mas Deus prova o seu amor para conosco ao ter Cristo morrido por nós quando ainda éramos pecadores. Assim, agora justificados pelo seu sangue, muito mais ainda seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida" (Romanos 5:1-3, 8-10). Não somos mais inimigos de Deus, mas Ele fez as pazes conosco por meio do sangue de Cristo.

Mais ainda, em Deus somos completados. Segundo Coríntios 5:17 nos diz: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas velhas já passaram, e surgiram coisas novas." Primeira Tessalonicenses 5:23-24 diz: "E o próprio Deus de paz vos santifique completamente, e o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos plenamente irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Quem vos chamou é fiel, e ele também o fará." Filipenses 1:6 nos assegura: "E estou certo disto: aquele que começou a boa obra em vós irá aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus."

Enquanto aguardamos essa conclusão final, podemos confiar em Deus para o nosso bem-estar. Jesus encorajou Seus discípulos: "3Eu vos tenho dito essas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo tereis tribulações; mas não vos desanimeis! Eu venci o mundo" (João 16:33).



© Copyright Got Questions Ministries