GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: Anticristo islâmico? O anticristo será muçulmano? | GotQuestions.org/Portugues

Resposta:
Com as tensões crescentes no Oriente Médio nos últimos anos, as declarações dos extremistas muçulmanos xiitas relativas ao Décimo Segundo Imame estão a fazer com que muitas pessoas perguntem como a profecia muçulmana se relaciona com a profecia bíblica. Especificamente, muitos perguntam se um anticristo islâmico/muçulmano é uma probabilidade. Para responder, devemos primeiro descobrir quem é o Décimo Segundo Imame e o que se espera que ele faça pelo Islão. Em segundo lugar, devemos examinar as declarações dos muçulmanos xiitas em relação a essas esperanças e, em terceiro lugar, precisamos observar como a Bíblia esclarece essa questão como um todo.

Dentro do ramo xiita do Islã, houve doze imames, ou líderes espirituais, nomeados por Alá. Eles começaram com o Imame Ali, primo de Maomé, que reivindicou a sucessão profética após a morte de Maomé. Por volta de 868 d.C., o Décimo Segundo Imame, Abu al-Qasim Muhammad (ou Muhammad al Mahdi), nasceu, filho do Décimo Primeiro Imame. Como seu pai estava sob intensa perseguição, o Mahdi foi escondido. Por volta dos 6 anos de idade, quando seu pai foi morto, ele saiu do esconderijo por um breve período, mas depois desapareceu novamente. Diz-se que o Mahdi está escondido em cavernas desde então e retornará sobrenaturalmente pouco antes do dia do julgamento para erradicar toda a tirania e opressão, trazendo harmonia e paz à terra. Ele é o salvador do mundo na teologia xiita. De acordo com um escritor, o Imame Mahdi combinará a dignidade de Moisés, a graça de Jesus e a paciência de Jó em uma pessoa perfeita.

As previsões sobre o Décimo Segundo Imame têm uma semelhança impressionante com as profecias bíblicas do fim dos tempos. De acordo com a profecia islâmica, o regresso do Mahdi será precedido por uma série de acontecimentos durante três anos de terrível caos mundial, e ele governará os árabes e o mundo durante sete anos. Sua aparição será acompanhada por duas ressurreições, uma dos ímpios e outra dos justos. De acordo com os ensinamentos xiitas, Jesus aceitará a liderança do Mahdi e os dois grandes ramos da família de Abraão serão reunidos para sempre.

O antigo Presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, é um xiita profundamente empenhado e afirma que deve preparar pessoalmente o mundo para o próximo Mahdi. Para que o mundo seja salvo, deve estar num estado de caos e subjugação, e Ahmadinejad sente que foi orientado por Alá para preparar o caminho para isso. Ahmadinejad fez repetidamente declarações sobre a destruição dos inimigos do Islã. O Presidente iraniano e o seu gabinete supostamente assinaram um contrato com al Mahdi no qual se comprometem com o seu trabalho. Quando questionado diretamente pela repórter Ann Curry da ABC americana, em Setembro de 2009, sobre as suas declarações apocalípticas, Ahmadinejad disse: “O Imame... virá com lógica, com cultura, com ciência. Ele virá para que não haja mais guerra. Não haverá mais inimizade, ódio. Não haverá mais conflito. Ele convidará todos a entrarem no amor fraternal. Claro, ele retornará com Jesus Cristo. Os dois voltarão juntos. E, trabalhando juntos, encherão este mundo de amor.”

O que tudo isso tem a ver com o Anticristo, o poderoso “homem do pecado” no fim dos tempos? De acordo com Apocalipse 6:2 e Daniel 9:27, o Anticristo se apresentará como um homem de paz, pronto para consertar o mundo. É fácil ver como o Anticristo, prometendo uma falsa paz, poderia ser bem recebido por um mundo ávido por um cessar-fogo e segurança. Alguns podem vê-lo como o Mahdi, e outros podem vê-lo como o Messias. Na verdade, Jesus advertiu que o Anticristo imitaria o verdadeiro Messias e seria aceito por aqueles que rejeitassem a Cristo (João 5:43).

Existem alguns outros paralelos entre a Bíblia e a teologia xiita que devemos observar. Primeiro, a Bíblia diz que a tribulação durará sete anos, e o Islã afirma que o Décimo Segundo Imame governará o mundo pelo mesmo período de tempo. Em segundo lugar, os muçulmanos antecipam três anos de caos antes da revelação do Décimo Segundo Imame, e a Bíblia fala de três anos e meio de tribulação antes que o Anticristo revele a sua verdadeira natureza ao profanar o templo judaico. Terceiro, a Bíblia descreve o Anticristo como um enganador que afirma trazer a paz, mas que na verdade traz uma guerra generalizada; a expectativa do Décimo Segundo Imame é que ele traga a paz através de uma guerra massiva com o resto do mundo.

O Anticristo será muçulmano? Só Deus sabe. Existem conexões entre a escatologia islâmica e a escatologia cristã? Certamente parece haver correlações diretas, embora sejam como ler as descrições de uma grande batalha, primeiro da perspectiva do perdedor que tenta evitar humilhação e vergonha, e depois da perspectiva do vencedor. É claro que as profecias do Décimo Segundo Imame não devem ser consideradas iguais às profecias bíblicas. Somente a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus; é possível interpretar alguns elementos da escatologia islâmica de uma forma que concorde com Daniel e Apocalipse, mas isso não dá qualquer crédito ao resto da teologia xiita.

Até vermos o cumprimento dessas coisas, precisamos prestar atenção às palavras de 1 João 4:1-4: “¹Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo. Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.”

© Copyright Got Questions Ministries